segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dicas Culturais para o Carnaval (parte I)

Cora Coralina – Coração do Brasil de 11 Jan a 13 Mar

Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h 
Exposição em homenagem aos 25 anos do falecimento de Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, poetisa e contista, mulher simples, doceira de profissão, que produziu uma obra rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás, estado onde nasceu, localizado no coração do Brasil. Começou a escrever aos 14 anos, mas só teve seu primeiro livro publicado aos 76.


 
* Melhores Filmes do Ano | ACCRJ  de 22 Fev a 6 Mar 
Local: Cinema I | CCBB RJ 
Horário: Ver programação

Não perca a oportunidade de assistir a uma seleção dos 10 melhores filmes de 2010, escolhidos por um júri especializado, e ainda poder debatê-los com especialistas após a sessão? A mostra dos filmes selecionados pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, num panorama diversificado que inclui desde animação, comédia, filmes polêmicos, grandes dramas e até o arrasa quarteirão, campeão de público e bilheteria, Tropa de Elite 2.

OS FILMES

01 | A Fita Branca, de Michael Haneke
02 | Vincere, de Marco Bellocchio
03 | Tropa de Elite 2, de José Padilha
04 | Kick-Ass - quebrando tudo, de Matthew Vaughn
05 | Ilha do medo, de Martin Scorsese
06 | Mother - a busca pela verdade, de Bong Joon-ho
07 | O Escritor Fantasma, de Roman Polanski
08 | O Segredo dos seus olhos, de Juan José Campanella
09 | Tudo pode dar certo, de Woody Allen
10 | Um Homem Sério, de Joel e Ethan Coen


Além das sessões (cada filme será apresentado duas vezes), serão organizadas 5 mesas de debates, formadas por críticos da ACCRJ e convidados, entre eles:

- Ingrid Guimarães (atriz), Fernando Ceylão (autor, ator e diretor), Jurandir Freire Costa (psicanalista), Arnaldo Bloch (jornalista e escritor), José Padilha (cineasta) e Arnaldo Branco (quadrinista) Marcelo Pedreira (romancista, dramaturgo e diretor de teatro). Silvio Da-Rin (cineasta).


 

CCBB Na Orla | Quiosque 17 - Praia de Copacabana  19 Fev a 31 Dez

Local: Quiosque 17 | Praia de Copacabana

Horário: Sábados, às 18h | Domingos, às 11h ou 17h

O CCBB na Orla promove, desde o dia 19 de fevereiro, atividades culturais e educativas e shows musicais gratuitos aos sábados e domingos, no Quiosque 17 na Praia de Copacabana.
Aos sábados às 18h, o Quiosque recebe os shows do projeto nos ciclos Samba de Verão, Choros de Outono, Aqui Jazz Inverno / Inverno Clássico e Primavera Bossa Nova, reunindo nomes de referência da MPB, talentos em ascensão e estudantes, além da participação especial de alguns artistas que integram a programação de música do CCBB. Aos domingos, em horários que variam conforme a atividade oferecida (11h ou 17h), o projeto promove oficinas de percussão, DJ, dança e prática de contação de histórias.


ANIMÓDROMO - Bloco do Cinema de Animação do Carnaval 2011 de 24 de Fev a 03 de Mar
 
O Animódromo será a passarela do bloco do cinema de animação do carnaval 2011. O bloco será exibido de 24 de Fevereiro a 03 de Março de 2011 - exceto dias 28/02 e 01/03, em cinco sessões diárias com início as 14h30, 16h, 17h30, 19h e 20h30, no Cinema do CCJF - Centro Cultural Justiça Federal, Avenida Rio Branco 241, Centro, Rio de Janeiro.
O Animódromo é o evento oficial e exclusivo de estréias e retrospectiva do Cinema de Animação do Carnaval no Brasil. Entre os blocos de rua do Carnaval carioca, os foliões fantasiados pagam meia entrada no Animódromo.
Separe os confetes e serpetinas. O Carnaval vai ser animado!


MAIORES INFORMAÇÕES 

ACOMPANHE OUTROS EVENTOS


CCBB


CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL


CAIXA CULTURAL


CENTRO CULTURAL CORREIOS


CASA FRANÇA BRASIL

INSTITUTO CULTURAL CINEMA BRASIL 




  

Deu na TV: Alunos protestam contra calor nas escolas estaduais do Rio




    Alunos e profissionais de educação dos Colégios Estaduais Bagu e Leopoldina da Silveira  realizaram protesto na Secretaria Estadual de Educação (Rua da Ajuda – Centro Administrativo do Governo do Estado) na última segunda-feira (dia 28/2) para exigir da SEEDUC melhores condições nas duas unidades. Na semana anterior, os estudantes já haviam realizados outros protestos nestas escolas por causa do calor excessivo, agravado pela grande quantidade de alunos em sala de aula e pela falta de equipamentos de climatização. No Colégio Estadual Bangu, a queixa da comunidade escolar é que o governo do Estado instalou equipamentos de climatização, mas os aparelhos não funcionam. No Leopoldina da Silveira, até hoje as obras para a instalação de aparelhos de ar condicionado não foram inciadas.
   Com a pressão uma comissão de representantes formada por diretores do Sepe, responsáveis e profissionais de educação dos Colégios Estaduais Bangu e Leopoldina da Silveira conseguiu ser recebida pelo subsecretário de Gestão de Ensino, professor Antônio Neto. No encontro, o Sepe e os participantes da comissão protestaram contra a falta de condições de funcioamento nas escolas de Bangu. O sindicato também aproveitou para denunciar algumas medidas arbitrárias e anti-democráticas tomadas pelas direções das duas escolas que tentaram impedir que os alunos viessem para o Centro para participar da manifestação desta manhã.
   Segundo informações repassadas por alunos e responsáveis, as direções das unidades chegaram a segurar o documento assinado pelos pais dos alunos autizando a vinda deles para o ato de protesto no Centro. A direção do sindicato também reclamou e exigiu garantias da SEEDUC, no que foi atendida pelo subsecretário, no sentido de que os alunos que lideraram os protestos por melhores condições nas escols não sofrerão represálias por parte da direção das escolas. Tivemos informação de que a direção de uma das escolas chegou a ameaçar uma aluna de expulsão por participar dos protestos.
   O subsecretário garantiu que não vai aceitar qualquer medida repressiva contra os alunos e dissse que irá visitar as escolas nesta terça-feira para verificar in loco todos os problemas denunciados pelos manifestantes, como o da superlotação das salas de aula. Segundo o subsecretário "Nâo se pode ter uma sala com mais de 40 alunos numa sala de aula, pois a escola precisa ter o mínimo para funcionar e a meta do governo do estado é não deixar que as turmas fiquem superlotadas". Por fim, o Sepe sugeriu que a SEEDUC aproveite o período do carnaval para promover obras nas escolas e garantir melhores condições para os alunos em sala de aula. Antônio Neto disse que iria encaminhar a sugestão do sindicato para o secretário Wilson Risolia.



Assista os vídeos:

http://videos.r7.com/alunos-protestam-contra-calor-nas-escolas-estaduais-do-rio/idmedia/217b209f331ecfc3a117bfcb7f414442.html


http://videos.r7.com/estudantes-de-bangu-no-rio-fazem-protesto-contra-falta-de-ar-condicionado-em-escolas/idmedia/e6478c304190f0bc2e3a3efd294d1eaa.html


http://videos.r7.com/estudantes-passam-sufoco-com-o-calor-no-rio/idmedia/83e78c73f7bdc0de212a6351130c6b1c.html

Leia a deliberação do Conselho Estadual de Educação sobre o funcionamento das escolas

O site do Sepe disponibiliza a deliberação da Comissão Estadual de Educação Nº316/2010, órgão subordinado ao Cconselho Estadual de Educação, datada de 30/03/2010, e que determina em seu Art.12 que as dependências físicas destinadas ao Ensino Fundamental e/ou ao Ensino Médio devem:

- Ter área mínima de 1m² (um metro quadrado) por aluno, sendo permitida a ocupação máxima corresponder a 80% (oitenta por cento) da área física.

Pelo exposto para abrigar 35 alunos a sala deve ter a área mínima de 43,75m².

Extendendo o cálculo temos:


Para 36 alunos a área da sala deve ser no mínimo de 45,00 m² ;

" 37 " " " " " " " " " " 46,25 m² ;

" 38 " " " " " " " " " " 47,50m² ;

"39 " " " " " " " " " " 48,75m² ;

"40 " " " " " " " " " " 50,00m².

Leia aqui a deliberação.

Missa de um mês de falecimento do fotógrafo Jorge Nunes será no dia 2 de março na Candelária

A família do fotógrafo Jorge Nunes, que faleceu no mês de janeiro, comunica aos amigos que a missa de 30 dias de falecimento do profissional será realizada na próxima quarta-feira (dia 2 de março) na Igreja da Candelária - Centro- RJ, às 11h.

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores