Dia 23 de fevereiro o Sepe Regional 4 com a Coordenação da Capital visitou as escolas que foram colocadas para a retorno das aulas presenciais na pandemia na 4ª. CRE. São elas: E.M. WALT DISNEY – RAMOS, E.M. CLÓVIS BEVILÁQUA – OLARIA, E.M. SUÍÇA – PENHA, E.M. SÃO JOÃO BATISTA – CORDOVIL e E.M. PRESIDENTE GRONCHI – JARDIM AMÉRICA.
Um dos elementos constatados são todas as unidades visitadas sem controladores de acesso. Outro impacto observado foi a sobrecarga de trabalho das direções de escola e dos funcionários para o atendimento ao público. Há falta de funcionários! Teve unidade que não tinha secretário escolar.
As unidades visitadas possuem de 8 a 26 turmas que variam de 1 a 2 Agentes Educadores. Algumas destas unidades possuem turmas especiais. Sobre os Agentes de Apoio à Educação Especial e Agentes Educadores o quantitativo antes da pandemia era pífio e agora para condução dos alunos fica evidente que o quantitativo não atenderá as necessidades. Como será quando na totalidade as turmas retornarem mesmo com rodízio? Como exemplo, podemos colocar uma unidade que possui 18 turmas e apenas um Agente Educador que terá que dar conta de 180 alunos na pandemia. Imaginem para ir ao banheiro e almoçar, considerando intercalar as turmas.
Das cinco unidades visitadas quatro tinham basculantes ao invés de janelas nas salas de aula exceto uma que era uma mescla de janela com basculante. Desta forma, a circulação de ar estará comprometida. Imaginem máscara com a temperatura carioca mesmo com ventiladores e climatização ligada com basculantes abertos. Quanto as máscaras terão que ser distribuídas imediatamente a todos os alunos e profissionais antes de entrarem na unidade. Considerando que não é nenhuma máscara que protege e pode haver diferenciação nesse uso dos alunos e profissionais.
Sobre a água que nessas unidades chegaram para alunos e profissionais beberem não foi estabelecido a quantidade.
Os Totens de álcool gel deveriam ser espalhados em todas as portas das salas de aula como também na entrada, entretanto variam apenas de 1 a 2 de acordo com a unidade e somente na entrada ou no acesso à secretaria. A importância dos TOTENS é que através de um pedal se faz o manejo para o disparo do álcool gel sem contato manual. Se essas unidades estão servindo de “vitrine” para o retorno das aulas presenciais tem esses problemas, imaginem a realidade das outras unidades.
Por isso, o Sepe Regional 4 reafirma que é GREVE PELA VIDA! RETORNO SOMENTE COM A VACINAÇÃO!
ESCOLAS FECHADAS VIDAS PRESERVADAS!