Segundo o Anuário de Educação Básica de 2015 somente 30,5% das crianças tem acesso a creche e 85,6% a pré-escola na região metropolitana do Rio de Janeiro. A Educação Infantil do município do Rio de Janeiro compreende em 135.834 alunos matriculados em 247 creches e 213 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI’s) com previsão de mais 74 unidades para 2016. As EDI’s são criadas muitas vezes em escolas sem estrutura, o que demonstra que a finalidade não é a qualidade, mas os números eleitoreiros. O primeiro projeto das EDI’s seriam apenas 15 crianças por sala, entretanto, a realidade é outra com salas superlotadas com até 30 crianças. Na Educação Infantil faltam profissionais, materiais de higiene/pedagógico, sem contar com a diminuição da merenda e das verbas que quando chegam não consegue suprir as demandas da unidade. Para mascarar a falta de vagas a prefeitura carioca cria o horário parcial mascarando o problema e sendo assim diz que aumentou o número de vagas. Chamar o banco de espera desses profissionais é necessário mas a prefeitura vem contratando o que precariza mais as profissionais. Atualmente há uma grande redução de berçários e conforme a justificativa da SME/RJ gasta-se muito dinheiro e precisa-se economizar.
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