terça-feira, 26 de abril de 2011

Semana Baixada é Arte - A Baixada pede passagem para mostra sua arte



Evento multiartístico reúne grandes nomes da Baixada Fluminense e mostra que a região é produtora de arte de qualidade

Para comemorar o Dia da Baixada (30 de abril), o SESI Duque de Caxias, em parceria com o cantor e compositor Bira da Vila, preparou a SEMANA BAIXADA É ARTE, que será realizada dos dias 25 a 30 de abril. A idéia da Semana é reunir diversas linguagens artísticas – música, cinema, teatro, literatura, artes plásticas – com shows, exposições, apresentações teatrais, e performances artísticas criadas pelos próprios artistas da região. Além disso, haverá debates com o objetivo de disseminar e valorizar a produção cultural do local ao longo da programação.
Segundo Bira da Vila, idealizador do projeto, o intuito da SEMANA BAIXADA É ARTE é resgatar a identidade dos quase quatro milhões de moradores dos 13 municípios que compõem a Baixada Fluminense: “Queremos resgatar a importância cultural da região junto ao Estado do Rio de Janeiro e no país. Infelizmente, a Baixada ainda é muito associada à criminalidade e à violência. É hora de mudar esta percepção, e a SEMANA BAIXADA É ARTE pode se tornar fundamental neste sentido. Vamos provar que, quando unimos a nossa arte, Abrimos uma porta que vai nos levar
ao caminho da valorização e do sucesso do nosso trabalho!” conclui.
A semana começa com um debate mediado pelo representante do SESI Fábio Santini e compõem a mesa nomes como do professor e historiador Antonio Augusto, o poeta Vicente Portella, o pesquisador Adelzon Alves e do próprio Bira da Vila. Na programação, montada exclusivamente para o evento, as apresentações de teatro adulto e infantil ficarão por conta dos grupos Cia Nós da Baixada e Cia de Atores da Andrea Furtado, as exibições de filmes pelos cineclubes Mate com Angu e do Coletiva Anti Cinema. E ao final de cada dia uma apresentação musical diferente, shows de MPB com Chiquinho Maciel e Beto Gaspari, reggae com DaGhama e Akauan, forró com Trio Nordestino, rock com Lê Almeida e A Cidade de Duque de Caxias. Para encerrar a Semana um show especial de Bira da Vila com a Velha Guarda da Grande Rio e Escola de Música da AMC.
Estima-se que a SEMANA BAIXADA É ARTE mobilize e envolva vários artistas da região, prevendo-se um público de, aproximadamente, 6 mil pessoas presentes em todo o evento, de escolas, universidades, empresas, instituições e mídia, além do público geral. 
É a Baixada Fluminense pedindo passagem para mostrar ao país que é sujeito ativo artisticamente e produz arte de qualidade.
Pagu Produções Culturais
Carolina Bellardi 21 7719-7489/ 21 8118-7525


Saiba Mais: Baixada é Arte - Apresentação produzida por Bira da Vila

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores