A assembleia da rede estadual, realizada no ISERJ, no último sábado (dia 29/8), aprovou uma campanha de mobilização dos profissionais de educação durante o mês de setembro. Intitulada como “Setembro de Luta Pela Valorização dos Profissionais de Educação da Rede Estadual”, a campanha inclui o seguinte calendário de luta:
- Durante todo o mês de setembro haverá mobilização, com corrida às escolas para esclarecer a categoria sobre as reivindicações da rede, com materiais que demonstrem que existem recursos no orçamento estadual para reajuste salarial para a Educação, inclusive materiais que subsidiem os profissionais no sentido de garantir seus direitos em relação a temas, como os sábados letivos, planejamento nas escolas, autonomia pedagógica etc.
![]() |
Cartaz distribuído na Assembleia da rede estadual em 29 de agosto de 2015 |
- O mês de setembro será também o mês de campanha para eleição de representantes de escola.
3 de setembro: Reunião com o conjunto de servidors públicos, no auditório do Sepe, às 18h.
7 de setembro: Participação dos profissionais da rede estadual no Ato “Grito dos Excluídos”, com panfletagem, faixas, etc.
9 de setembro: Plenária dos aposentados, no Sepe, às 10h.
14 de setembro: Plenária de funcionários da rede estadual, no Sepe, às 10h.
14 e 15 de setembro: Recreios estendidos para que os profissionais possam debater os eixos da Campanha Salarial e a pauta de reivindicações e receberem todos os esclarecimentos com relação ao processo de negociação com o governador Pezão.
15 de setembro: Indicativo para que núcleos e regionais realizem as assembleias locais da rede estadual.
16 de setembro: Paralisação de 24 horas, com assembleia geral na ABI, às 11h. A partir das 16h, ato público na Alerj: Vamos Exigir Reajuste de 20% Já: A Hora é Agora! Vamos às Ruas!