sexta-feira, 13 de abril de 2012

Rede municipal do Rio realizará discussão nas escolas no dia do Centro de Estudos


O Sepe fará visitas em todas as regionais da rede municipal do Rio, no dia 25 de abril, data dos centros de estudos nas escolas. Neste dia, o sindicato vai propor nas unidades um debate sobre a atual situação da rede e a importância de que a categoria se mobilize pela campanha salarial (20% de reajuste como reivindicação), discuta a importância da implantação do 1/3 de carga horária para atividades e o investimento de 25% da arrecadação na Educação, como manda a Constituição; vamos discutir também os graves problemas da rede, tais como: superlotação de alunos, precarização e terceirização dos serviços, e o uso de dinheiro público em empresas privadas.

Esta mobilização foi decidida ontem, dia 12, na assembleia da rede, que paralisou suas atividades por 24 horas. Ontem pela manhã, os profissionais realizaram um protesto no Centro Administrativo São Sebastião (Praça Onze) para denunciar a política educacional do governo municipal e reivindicar reajuste salarial de 20% e a implementação de um plano de carreira unificado. A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, não se encontrava na SME e os assessores do órgão se recusaram a receber uma comissão formada pela direção do Sepe e membros da categoria, numa clara demonstração que este governo não está aberto para a negociação.

A assembleia também decidiu realizar no dia 19 de maio Encontros Setoriais de Profissionais de Educação da rede, reunindo professores de Artes, Música, Linguas Estrangeiras, Educação Física, Educação Infantil bem como Funcionários Administrativos de diferentes funções como Merendeiras, Auxiliares de Creche, Agentes Administrativos etc. Ao final do encontro, que deverá ser realizado na UERJ, ocorrerá uma assembleia geral.

Sepe é contra a "Feira da Carência" da SEEDUC

O Sepe vai marcar presença na chamada "Feira de Carência", que a SEEDUC realiza nos dias 16 e 17 de abril, no CE Júlia Kubitscheck, das 9h às 18h, para acompanhar e protestar contra esta medida da Coordenação de Gestão de Pessoas do órgão para tentar resolver o problema da lotação dos profissionais que trabalhavam nas escolas estaduais noturnas fechadas no final do ano passado e no início deste ano letivo. O sindicato estará no local, protestando contra mais este absurdo feito pela Secretaria contra os profissionais.

A secretaria enviou mensagens para as direções das escolas para que elas encaminhem os professores que ficaram sem turmas e não conseguiram relotação para que eles compareçam ao CE Júlia Kubitscheck e, na "feira", encontrem uma nova lotação. Pelo teor da mensagem enviada pelo cordenador de Gestão de Pessoas da SEEDUC, Sérgio Magalhães, se pode confirmar o caráter arbitrário da medida, que a secretaria, para tentar resolver um problema criado por ela mesma, quer distribuir de qualquer jeito os profissionais com carga livre.

O Sepe reivindica critérios transparentes, como a pontuação no concurso e tempo de carreira, por exemplo, para que o professor escolha o local de trabalho.

Plenária de Funcionários neste sábado (dia 14/4) no Sepe

O Sepe convoca os funcionários administrativos para uma plenária, que será realizada neste sábado (dia 14) no auditório do sindicato (Rua Evaristo da Veiga 55 - 7º andar), a partir das 9h.

14/03 - FEDEP realiza seminário no CPII São Cristóvão


No dia 14 (sábado), o Fórum Estadual de Defesa da Escola Pública realiza seu seminário de estruturação, com o tema: "Rumos, ações e perspectivas" – das 9h às 17h, no Colégio Pedro II (Unidade São Cristovão). O evento é aberto e gratuito.

Para confirmar sua inscrição e para mais informações, contate:
• ADCPII: Tel: 2580-0783/3860-1194 - E-mail: adcpii@gmail.com

Eis mais detalhes do evento:

OBJETIVO:

Organizar o FEDEP e planejar estrategicamente suas ações para o ano de 2012.

PROGRAMAÇÃO:

9 h - Mesa de Abertura - CONJUNTURA E EDUCAÇÃO
Resgate Histórico das Ações do FEDEP: sua fundação e suas atividades
Educação no Brasil hoje, o PNE e outros desafios
Educação ambiental e sociopolítica:
a Rio+20 sob a perspectiva da sociedade - Profª Marcela Pronko (FIOCRUZ) e Profª Cláudia Piccinini (Faculdade de Educação da UFRJ)
Local: Auditório da UESC I (‘Pedrinho’)

12h - Almoço (nas dependências do CPII)
13h – Discussão em grupos /Formação de GT’s

GT1 - Mobilização, Comunicação e Formação
- Campanhas permanentes, seminários e debates, cartilhas, manifestos e cursos, agenda de luta, ações no conjunto da sociedade, inserção na mídia e meios de comunicação.
GT2 - Educação Ambiental
– A educação corporativa e os projetos ambientais desenvolvidos nas escolas, a relação do FEDEP com a Rio+20.
GT3 - Estrutura do FEDEP
- Coordenação, organicidade e articulações com diversos movimentos sociais e entidades sindicais, participação estratégica e organizada em conferencias, fóruns deliberativoseventos de caráter político e/ou acadêmico.
GT4 - Ações parlamentares e jurídicas
- Audiências públicas, articulação com parlamentares, manifestações coletivasdescentralização.

16h - Plenária Final
Local: Auditório da UESC I (‘Pedrinho’) - Campo de São Cristóvão, 177 - Rio de Janeiro.
A Regional 4 realizará sua Assembléia Eleitoral Local, nesta sexta-feira, dia 20/04, a partir das 18:30 h, na sede da Regional 4 (Rua Cardoso de Moraes 145/1007, ao lado do Itaú).

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores