sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Inscrições abertas para curso gratuito de especialização em Educação Física Escolar na UFF

Estarão abertas de 18 de janeiro a 23 de fevereiro as inscrições para o 21º curso de especialização “lato sensu” em Educação Física Escolar do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Educação Física na UFF.
O curso é inteiramente gratuito.
Serão 20 vagas no total, ministradas às terças e quintas-feiras, das 18 às 21h30.
Outras informações no Departamento de Educação Física, Campus do Gragoatá (Uffão, em frente à Concha Acústica), São Domingos, Niterói, ou pelo site www.uff.br/gef.

Vereadores mantém veto ao projeto que cria o Calendário Unificado Escolar

Os vereadores do Rio decidiram nesta quinta-feira, 17 de dezembro, por 14 votos a favor e 21 contra, manter o veto ao projeto de lei nº 297-A/2009, de autoria do vereador Reimont, que institui o Calendário Escolar Unificado do Município. Com a decisão, o projeto vai para o arquivo.

Confira esta notícia em: http://spl.camara.rj.gov.br/noticias/mais_noticias_ascom_int.php?id_noticia=712

Carta dos Aposentados da Educação aos Candidatos a Postos Eletivos no Executivo e Legislativo do Estado e Municípios do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2009.


Carta aos candidatos a postos eletivos no executivo e legislativo do Estado e municípios do Rio de Janeiro

Nós, profissionais da educação aposentados, reunidos em Itaguaí no 33o Encontro Estadual de Aposentados da Educação do SEPE/RJ, dirigimos esta carta aos candidatos aos postos eletivos do executivo e legislativo. Sabemos que a educação sempre é colocada como prioridade para os políticos de plantão.
Governos se revezam no poder sempre usando a educação pública como promessa de campanha, mas ao assumirem o "poder", deixam de investir o mínimo constitucional.

A política de gratificação e abonos destrói a paridade e integralidade.
As reformas levadas a cabo pelos governos têm atingido duramente a classe trabalhadora e, em especial os aposentados/as e pensionistas, com reflexo direto no atendimento à população dos serviços essenciais que garantam condições mínimas para a cidadania.

A fome, a miséria, o desemprego e a violência materializam o modelo de desenvolvimento que flagela o nosso país.
Sendo assim, consideramos fundamental reafirmarmos o contido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.

Exigimos dos candidatos a cargos eletivos, tanto no executivo quanto no legislativo, compromissos públicos com as seguintes questões:

- Fim do fator previdenciário;
- Implementação do Programa de Direitos Humanos em todos seus aspectos;
- Fim da política de abonos e gratificações;
- Sistema de saúde que contemple a especificidade de atendimento contínuo ao aposentado/idoso;
- Garantia de reajuste anual, respeitando a data base negociada com o sindicato.

Itaguaí, 10 de Novembro de 2009.

33o Encontro Estadual de Aposentados da Educação do SEPE/RJ

Carta dos Aposentados da Educação ao Governador Sergio Cabral

Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2009.


Exmo Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro.
MD. Sr. Sérgio Cabral Filho

Nós, aposentados/as da educação, filiados/as ao Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - SEPE/RJ, reunidos/as no 33º Encontro Estadual de Aposentados/as da Educação em Itaguaí, de 09 a 11 de Novembro de 2009, vimos solicitar a V. Exª empenho em aperfeiçoar com urgência e de forma mais justa a lei 5539/09, recém sancionada.

A proposta de incorporação da gratificação Nova Escola cria distorções tanto para profissionais de início de carreira, quanto para aposentados - em especial. O longo prazo para concluir a implementação (até 2015) causa preocupação e tristeza. Terá o/a aposentado/a vida longa para usufruir tão esperada gratificação?

Para amenizar as distorções propomos:

* Incorporação da gratificação pelo seu nível máximo (R$435,00) a partir do nível 1, obedecendo o percentual interníveis de 12% previsto no Plano de Carreira do Magistério;

* Incorporação do valor máximo (R$217,50) mantendo o interstício previsto no Plano de Carreira do Pessoal Administrativo;

* Conclusão da incorporação ainda nesta gestão (final de 2010);

* Garantia de reajuste anual sobre os valores acumulados.

Sr. Governador, a marca impressa por V. Exª em sua vida pública, a defesa dos aposentados e as promessas de campanha, fez com que muitos de nós profissionais de educação e aposentados em especial, nos tornássemos seus eleitores.

Com a certeza da sensibilidade de Vª Exª as nossas postulações, subscrevemo-nos.

Atenciosamente,

33o Encontro Estadual de Aposentados da Educação do SEPE/RJ

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores