terça-feira, 20 de outubro de 2009

Conlutas-RJ realiza seminário estadual sobre reorganização

• Como parte das atividades preparatórias ao Seminário Nacional de Reorganização do Movimento Sindical e Popular, organizado pela Conlutas, a Conlutas do Rio de Janeiro promove, nesta sexta-feira e sábado, 23 e 24, o Seminário Estadual sobre a Reorganização. O seminário nacional será em São Paulo, nos dias 1º e 2 de novembro.

• O evento inicia às 18h de sexta, com um debate sobre conjuntura. No sábado, os trabalhos recomeçam às 9h, com o dedate “Concepção da Nova Central”.

• O seminário estadual será no auditório do Sindsprev-RJ, que fica na rua Joaquim Silva, 98 – A, Lapa, Rio de Janeiro.

• Para inscrições e maiores informações, entrar em contato com a Secretaria da Conlutas-RJ pelo telefone (21) 2509 1856 ou pelo e-mail conlutas-rj@conlutas.org.br.

Susana Gutierrez - coordenadora-geral da Regional IV e coordenadora da Capital do Sepe RJ

Escolas públicas estaduais vão parar amanhã por 24 horas:

Os profissionais das escolas públicas estaduais vão fazer uma paralisação de 24 horas amanhã, quarta-feira (21). A partir das 11h, a categoria vai fazer uma vigília na porta da Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAG), na Rua Erasmo Braga, para acompanhar uma audiência da diretoria do Sepe com o secretário de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa. Às 14h, o Sepe realizará uma assembléia geral, no auditório da Associação Cristã de Moços (ACM), na Rua da Lapa, 86, 6º andar, para avaliar as negociações com o governo estadual e os resultados da audiência com o secretário de Planejamento e Gestão.

A rede estadual se encontra em estado de greve desde o dia 15 de setembro, o que significa que, se as negociações com o governo não avançarem, a greve poderá recomeçar. As principais reivindicações são as seguintes:

1) Inclusão dos profissionais de 40 horas, funcionários administrativos e animadores culturais no Plano de Carreira da educação;

2) Pagamento da incorporação da gratificação do Nova Escola ainda durante esta gestão do governador Sérgio Cabral. No atual parcelamento, o pagamento somente terminará em outubro de 2015.

No dia 5 de outubro ocorreu a reunião do Sepe com o secretário Sérgio Ruy Barbosa – foi a primeira audiência com o governo desde o fim da greve, que durou de 8 a 15 de setembro. Nessa reunião, houve uma boa notícia para os animadores culturais das escolas estaduais: o governo aceitou reajustar o salário desse setor de R$ 645,00 para R$ 1.234,56. Na reunião marcada para amanhã, a Seplag se comprometeu a apresentar uma proposta em relação aos profissionais de 40 horas. O Sepe reivindica que esse setor seja incorporado ao plano de carreira.

Expediente Normal nas Escolas da Rede Estadual no dia 26

Ver a notícia em: http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?tipo=categ&idcategoria=627&idItem=3973&idsecao=13

A Secretaria de Estado de Educação informa que o feriado destinado ao Servidor Público, antecipado para o dia 26 de outubro, não se aplicará às escolas estaduais. As unidades escolares deverão permanecer abertas nessa data, com funcionamento normal das atividades, tendo em vista a concessão governamental de ponto facultativo no último dia 16, em comemoração ao Dia do Professor. O objetivo é garantir o mínimo de 200 dias letivos exigidos por lei.

A decisão vem ao encontro do Parágrafo Único, do Decreto Nº 42.071, publicado no Diário Oficial, de 9/10/2009, que estabelece que o “expediente será normal, entretanto, sob a responsabilidade dos respectivos chefes, nas repartições cujas atividades não possam ser suspensas, em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público, no dia 26 de outubro de 2009”.

No meu Arco-íris tem Vermelho!

Camaradas,
Além da reunião do Coletivo da Secretaria de Gênero e Combate à Homofobia, marcada para essa quinta feira às 14:30 h, há um outro compromisso para quem caminha firme na luta contra a homofobia.
Está sendo convocada por lideranças do Movimento LGBTT, uma reunião do campo de esquerda do movimento. Sindicalistas, estudantes, outros militantes são bem-vindos.
Será nessa quarta, dia 21, as 17 h no Sepe.
É hora de organizar o campo de esquerda do movimento, afinal NO MEU ARCO-ÍRIS TEM VERMELHO!
Fábio Castelano
Dir. de Gênero e Combate à Homofobia Sepe Central

Diretoras da regional IV debatem a situação da educação no Brasil

No dia 09 de outubro, a professoras Vera Nepomuceno (coord. geral do SEPE-RJ e da Regional IV) e Susana Gutierrez (coord. da capital do SEPE-RJ e coord. geral da Regional IV) , juntamente com Célia Linhares (professora da UFF e da UNESCO), estiveram participando do programa Faixa Livre da rádio Band Am 1360, tratando sobre o tema a situação do professor no Brasil.
Acompanhe a entrevista aqui

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores