sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Atividades Rede Estadual e Municipal neste sábado (16)



XV Congresso do Sepe: Conta bancária para filiados que não tem desconto no contracheque


Os filiados do sindicato que não tem desconto da mensalidade no contracheque devem fazer o depósito das suas mensalidades na conta ao lado para regularização da sua situação cadastral e, assim, poderem participar do XV Consepe.

Debate no Sepe sobre intolerância religiosa no dia 15/9


A Secretaria de Combate à Discriminação Racial e o Coletivo Estadual de Combate aos Racismo do Sepe convidam para o debate sobre "Intolerância Religiosa", que será realizado no dia 15 de setembro, a partir das 15h, no auditório do Sepe (Rua Evaristo da Veiga 55 - 7º andar). Debatedores convidados: Forno Humberto e Blonson Faria.

Sepe realiza seu XV Congresso de 28 a 30/09 - conheça as teses que serão discutidas


No ano que marca a passagem dos 100 anos da Revolução Russa, o Sepe comemora os seus 40 anos de luta e realiza o XV Congresso de Educação.

O tema do Congresso, por isso mesmo, é uma homenagem à Revolução Russa e também à luta das aposentadas e aposentados da Educação.

Em um momento histórico, em que os ataques dos mais diferentes governos (federal, estadual e municipais) aos direitos da classe trabalhadora se acirram cada vez mais, o Congresso do Sepe se apresenta como um fórum fundamental em nosso estado para a discussão das estratégias de luta e mobilização da categoria para fazer frente à renovada onda neoliberal que ameaça a Educação Pública de qualidade em nosso país.

Durante três dias, delegados eleitos nos municípios que têm representação do sindicato e Regionais da Capital vão debater temas de conjuntura, estrutura e estatuto do Sepe e deliberar sobre as principais questões que farão parte da luta da categoria durante os próximos dois anos.

Disponibilizamos aqui os cadernos de teses gerais e específicas que serão debatidos pelos delegados.

São 22 teses gerais e 24 teses específicas, que podem ser baixadas nos links a seguir:

Caderno de Teses Gerais XV Congresso do Sepe.

Caderno de Teses Específicas XV Congresso do Sepe. 

STF analisará regra que trata da carga horária do magistério público

O portal do Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou que o tribunal irá analisar a validade de dispositivo legal que dispõe sobre a composição da carga horária do magistério público nos três níveis da Federação. A matéria objeto do Recurso Extraordinário (RE) 936790, de relatoria do ministro Marco Aurélio Mello, teve repercussão geral reconhecida por unanimidade em deliberação no Plenário Virtual da Corte. A questão foi levantada por uma professora de Santa Catarina, que entrou na Justiça para obrigar o estado a cumprir a Lei do Piso (11.738/2008) e também o dispositivo nela que fala sobre a destinação de 1/3 da carga horária para atividades extraclasse. Os profissionais de educação do Rio de Janeiro também lutam pelo cumprimento do 1/3, mas até hoje os governos estadual e municipais não cumpriram a lei.


Segundo o portal do tribunal, o dispositivo em questão no STF está inserido na Lei Federal 11.738/2008, norma que instituiu o piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. O parágrafo 4º do artigo 2º, que é alvo de questionamento no recurso, prevê que, na composição da jornada de trabalho, deve ser observado o limite máximo de dois terços da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos, portanto, um terço da jornada deve ser dedicado às atividades extraclasse.

Inscrição para a 1ª Bienal de Artes do Sepe foi prorrogada até 02 de outubro



A 1ª Bienal de Arte do Sepe foi prorrogada até 2 de outubro e o tema para os trabalhos foi ampliado para além dos 100 anos da revolução russa; agora, a temática geral das lutas atuais e dos 40 anos do Sepe também poderá ser usada para a feitura dos trabalhos. 

A Bienal de Artes é dirigida aos profissionais de educação das redes públicas do Rio e sua realização está prevista para a última semana de outubro.

As inscrições para participar podem ser feitas na sede central do Sepe Central (Rua Evaristo da Veiga, 55 – 7º andar CEP: 20031-040, nos horários das 8h às 12h e das 14 às 18h).

O edital com as exigências para a inscrição pode ser lido aqui.

A ficha de inscrição pode ser lida e baixada aqui.

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores