segunda-feira, 16 de novembro de 2009

1º Festival Fala Favela dia 19/11 no Campus da UFF no Gragoatá



Protesto em Cabo Frio contra perseguição a professora

Profissionais da rede estadual protestaram em Cabo Frio contra perseguição a professora
O Sepe Cabo Frio promoveu nesta segunda um ato de protesto contra a perseguição à professora Denise Quintal Alvarenga, que foi punida pelo diretor do Instituto de Educação Ismar Gomes de Azevedo, onde ela trabalha, por ter realizado a última greve na rede estadual. A professora Denise teve sua GLP cortada pelo diretor da unidade e o juiz da 2ª Vara Cível de Cabro Frio, concedeu uma liminar pedida pelo Sepe, que obrigou o governo do estado a devolver a GLP da professora. O Instituto fica na Avenida Nilo Peçanha 68 - Centro de Cabo Frio. O ato em frente à escola foi realizado desde às 12h.

Dia Estadual de Luta do Funcionalismo Estadual em 15/12

Sepe vai participar de Dia Estadual de Luta do Funcionalismo Estadual em 15 de dezembro
Assembleia do dia 14 de novembro decidiu que categoria vai participar do dia estadual de luta. No final da tarde, será realizada a "Ceia da Miséria do Serviço Público Estadual".
A assembleia da rede estadual do dia 14 de novembro deliberou pela participação do Sepe no Dia Estadual de Luta, que será construído com outras entidades representativas do serviço público estadual. Nesta data, no final da tarde, será realizada uma "Ceia da Miséria do Serviço Público Estadual" para denunciar a política de terra arrasada no setor, que vem sendo empreendida pelo governo Sérgio Cabral.
Neste dia, também será realizado um ato dos professores docentes II, em horário a confirmar, contra a política de extinção deste cargo pela SEE nos próximos concursos. Pela manhã, será realizado o Encontro de Encerramento Anual das atividades do Coletivo de Animadores Culturais.

Cartilha sobre Certificação de Produtos Orgânicos


O Ministério da Agricultura fez uma cartilha interessante, com ilustração do Ziraldo, sobre certificação de produtos orgânicos, mas a Monsanto obteve uma liminar de mandado de segurança para impedir a distribuição da cartilha.
Como a liminar não inclui a distribuição da cartilha pela Internet, vamos fazer a nossa parte e distribuí-la no lugar do Governo.

Cartilha sobre Certificação de Produtos Orgânicos

É bom lembrar que a MONSANTO é uma das responsáveis pela campanha que possibilitou que o Brasil seja o pais que mais tem cachorro "per capita". Todos consumindo as rações por eles fabricadas.

Deu na Imprensa

Veja as deliberações da assembléia da rede estadual no dia 14 de novembro

Companheiras/os seguem as deliberações abaixo da Assembléia da Rede Estadual realizada no dia 14 de novembro de 2009:

1 - O SEPE deve tentar conseguir uma audiência emergencial com o Sup. de Gestão de Pessoas da SEE/RJ, Marcos Medina, com objetivo de encaminhar urgentemente a resolução de algumas questões imediatas como exonerações de animadores culturais, compressões equivocadas de turmas no 4° bimestre, situação dos professores docentes 2 e licenças sindicais.
2 - Manter o acompanhamento constante do SEPE na ALERJ para verificar e divulgar imediatamente que chegar o texto do projeto de enquadramento dos professores de 40 horas bem como continuar as reuniões com as lideranças do Governo e do partido do Governador, PMDB, no sentido do enquadramento dos funcionários administrativos no seu plano de carreira.
3 - Participação Plena do SEPE no DIA ESTADUAL DE LUTA QUE SERÁ NO DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2009 construído com outras entidades representativas dos servidores estaduais. Nesta mesma data faremos no final da tarde a "Ceia da Miséria do Serviço Público Estadual", Ato dos Professores Docentes II em horário a confirmar contra a política de extinção deste cargo pelo Governo Estadual nos próximos concursos e será realizado pela manhã o Encontro de Encerramento Anual das atividades do Coletivo de Animadores Culturais.
4 - Garantir a preparação e postagem do Conselho de Classe até o final do mês de novembro para que todos os filiados do sindicato estejam recebendo esse material no começo do mês de dezembro. Na parte da rede estadual a chamada principal tem que vincular que a categoria ameaça não retornar a trabalhar no ano letivo de 2010 caso o governo estadual não antecipe a incorporação do Nova Escola até o final deste mandato do Governador Sérgio Cabral. Deve, também, ser garantido espaço neste Conselho de Classe para boas materiais sobre a questão dos animadores culturais, funcionários administrativos, professores de 40 horas e sobre as perseguições feitas contra militantes do sindicato durante as mobilizações seja na rede estadual como nas redes municipais (exemplos de Cabo Frio, Magé, Macaé, Nilopólis, etc.).
5 - Devemos produzir uma representação/dossiê ao MP da Educação em que fique evidente uma relação entre a mudança da grade curricular anunciada com uma suposta "otimização" pedsagógica que, na realidade, prejudica o próprio desempenho do trabalho educativo cujo maior exemplo são as recorrentes "otimizações" de turmas que produzem "sobras" artificiais de professores para remanejamento e superlotações bem reais dos alunos nas turmas "otimizadas". A "ótima" qualidade educacional não pode ser atingida com esses procedimentos e a Assembléia da Rede Estadual espera que o material produzido pelo sindicato possibilite provocar uma intervenção do Ministério Público.
6 - Aprovamos que o SEPE deve preparar material para distribuição no CONAE estadual previsto para o final de novembro. A SAE, com auxilio de outros diretores do sindicato que quiserem, deverá preparar esses textos para que sejam distribuidos logo no primeiro dia do evento quando também será realizada uma plenária com os delegados presentes referenciados no SEPE.
7 - Aprovamos todo apoio juridico necessário aos Animadores Culturais exonerados.
8 - Convocação de um grande Conselho Deliberativo da Rede Estadual no dia 06 DE FEVEREIRO DE 2010 - 10 HORAS para apontar o calendário de luta e mobilização do começo do próximo ano letivo.
9 - Preparar uma CARTA A COMUNIDADE ESCOLAR

PROGRAMA DO SEPE

NÃO DEIXE DE ASSISTIR!

A VOZ DO SEPE E DOS EDUCADORES

COORDENAÇÃO: PROFº SIDNEY MOURA E RODRIGO INÁCIO

PROGRAMA COMUNIDADE EM DEBATE RÁDIO COMUNIDADE FM 104,9

TODAS ÀS QUARTAS-FEIRAS

DE 11:00h às 12:00h

VOCÊ PODE PARTICIPAR AO VIVO DO DEBATE PELO TELEFONE 2526-0411

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores