quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Rede municipal: Remoções e curso de capacitação mostram que ataques vão continuar. Todos à Assembleia do dia 27/02 (quarta-feira - 18h, na ABI)



Como já prevíamos no final do ano passado, o ano de 2013 já começou com ataques de todos os lados aos profissionais das escolas municipais. Em todas as CRE's, profissionais continuam enfrentando as ameaças de remoção dos seus locais de origem, consequência do projeto de reestruturação da SME. 

Além da ameaça de remoção, também temos registros de retaliações contra lideranças do movimento da categoria em defesa dos nossos direitos e da educação municipal de qualidade. Outro ponto que causa polêmica é o sempre contestado "processo de capacitação", um seminário realizado pela Secretaria para "endeusar" a sua política educacional e tentar colocar a categoria numa posição defensiva.

Por este e outros motivos, é muito importante a mobilização da categoria e sua participação na assembleia geral da rede municipal, que será realizada no dia 27 de fevereiro, no auditório da ABI. 

Veja uma avaliação do Sepe sobre a "Semana de Capacitação da Rede Municipal:

Quem precisa ser “capacitado” na Rede Municipal do Rio de Janeiro?

No dia 04/02, iniciou-se a chamada “Semana de Capacitação” da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Nome equivocado para quem tem o mínimo conhecimento do que significa educação, mas bem apropriado para uma Prefeitura que pensa em metas e, transforma o ensino em produção de números.

Afinal, quem não é capaz? Nós que diariamente enfrentamos as péssimas condições de trabalho e os baixos salários, somos capazes há muito tempo, pois exercemos com dignidade nossa tarefa: lutar pela escola pública, gratuita e de qualidade. 

Mas será que  o prefeito Paes e a secretária Cláudia Costin serão capazes de diminuir o quantitativo de alunos em sala de aula?   Investir os 25% das verbas arrecadadas em educação? Distribuir o FUNDEB? Valorizar os profissionais garantindo aumento salarial e Plano de Carreira Unificado? Respeitar a autonomia pedagógica?

Eduardo Paes inicia o segundo mandato, repetindo tudo o que fez nos últimos quatro anos: imposição, meritocracia e a tentativa de silenciar os questionadores.

Nós iniciamos, sem repetir os erros do passado. Vamos à luta! 

- Pelo direito a origem nas escolas e creches!


- Aumento salarial e Plano de Carreira Unificado já!


- Contra a meritocracia! Em defesa da autonomia pedagógica!


Todos à Assembleia: 27/02 (quarta-feira - 18h, na ABI)

"Daqui não saio, daqui ninguém me tira": Sepe promove Bloco de carnaval contra remoção de serventes e merendeiras estaduais




Na manhã de ontem, dia 6,em frente à sede da SEEDUC, no Santo Cristo (Rua Pereira Reis 118 – no Largo da Gamboa) merendeiras, serventes e inspetores de alunos da rede estadual do Rio realizaram um protesto diferente contra a remoção dos funcionários administrativos de suas escolas de origem e substituição destes por contratados de firmas terceirizadas com a apresentação do bloco “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”.

TCE afirma que não mandou trocar concursados por terceirizados:

A Seeduc alega que cumpre determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ). Mas em audiência acompanhada pelo Sepe e pelo deputado Paulo Ramos, da Comissão de Educação da Alerj, o próprio presidente do Tribunal negou que tivesse conhecimento de qualquer parecer sobre a remoção dos concursados das escolas para dar lugar a pessoal terceirizado.

Dessa forma, o Sepe também está analisando uma ação na Justiça para fazer com que o governo cesse a remoção de servidores – muitos com mais de 20 anos de trabalho nas escolas - e reveja todos as remoções. O sindicato também já recorreu ao Ministério Público Estadual, onde protocolou uma denúncia contra a retirada de funcionários com mais de vinte anos nas escolas promovida pela Seeduc.

Graças à intervenção do Sepe, a Secretaria cessou a remoção dos funcionários que estão se aposentando, que têm problemas de saúde ou que cuidam de parentes com alguma doença grave e que seriam prejudicados com a remoção.


As 10 postagens mais acessadas

Seguidores