segunda-feira, 12 de agosto de 2013

FAETEC entra em greve

Os profissionais de educação da FAETEC, que trabalham nas escolas técnicas do estado, decidiram entrar em greve hoje. È mais uma categoria da educação pública que entra em greve em nosso estado, Os profissionais da FAETEC são o Plano de Cargos e Salários, que reduziu salários e impôs avaliação de desempenho.  

Atenção: assembleia da rede estadual será no Instituto de Educação, na Tijuca

A assembleia da rede estadual convocada para esta quarta-feira, dia 14, às 14 horas, será no Instituto de Educação - Rua Mariz e Barros. nº 273, na Tijuca.

Entrevista Rádio CBN - O que motivou as greves das redes municipal e estadual de educação

Para ouvir a entrevista clique aqui e arraste o player até o minuto 16.

Resposta do Sepe à ameaça da SEEDUC de corte de ponto


A SEEDUC enviou comunicado na sexta-feira (09/08), para as direções das escolas estaduais recomendando a aplicação do código 30 (de falta) para os profissionais da rede estadual que aderirem à greve deflagrada pela assembleia geral do dia 8 de agosto. A secretaria argumenta no documento ter sido surpreendida com a greve e que não foram observados nem cumpridos os procedimentos legais para uma ação deste tipo.  (Ao lado, a imagem do documento)

Com base nessas afirmações, a direção do Sepe esclarece que essa atitude é uma manobra da secretaria para desmobilizar a categoria e que o governo do Estado mente, quando diz que o sindicato não cumpriu os procedimentos legais. O Sepe já acionou o Departamento Jurídico para contestar na Justiça tais ações da secretaria, demonstrando que o sindicato promoveu a divulgação da assembleia da rede estadual do dia 8 de agosto e comunicou previamente a SEEDUC sobre a paralisação e a plenária que foi realizada neste dia.

O Sepe também esclarece que o governo do Estado é que não tem cumprido as suas promessas: no dia 8 de agosto, a direção do sindicato participou de uma audiência de mediação, realizada no Tribunal de Justiça, juntamente com o subsecretário de Gestão de Pessoas da SEEDUC, Luiz Carlos Becker. A direção do sindicato cobrou do subsecretário Becker o não cumprimento do acordo firmado entre os parlamentares e o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo, quando ficou acertado que a SEEDUC não promoveria o lançamento de código 30 (falta) para os profissionais que fizeram a paralisação de 72 horas em abril.

Também cobramos da não marcação de uma audiência com o secretário Risolia durante o mês de julho. Durante a reunião no TJ, o subsecretário Becker havia se comprometido com uma resposta para os descontos nos contracheques da categoria relativos à paralisação de abril e a devolução do dinheiro descontado, mas até o presente momento não enviou a sua resposta.

Em relação ao documento atual, enviado para as escolas no dia 9 de agosto, o Sepe estranha que o governo determine o lançamento de código de falta, sem qualquer decisão judicial. Tais atos se configuram, no nosso entender num claro ataque ao direito de greve e de luto. 

Chamadas carro de som - Greve estado e município

Chamada carro de som - Greve rede municipal de educação



Grevistas da rede municipal visitam escolas na área da Regional 4

Assim como outros vários grupos, profissionais da educação da rede municipal em greve percorreram as escolas da área da Regional 4 (Manguinhos, Bonsucesso, Penha, Penha Circular, Vila da Penha, Vista Alegre, Jardim América etc).
A reportagem do jornal O Extra acompanhou e cobriu a visita ao Ciep Gregório bezerra, localizado próximo à Igreja da Penha.






Greve da rede municipal arranca audiência para esta terça, dia 13/8.

Assembleia local na sede da Regional 4
Após conquistar a convocação de mais de 100 novas merendeiras a greve da rede municipal conseguiu, na tarde de hoje (12/8), arrancar uma audiência com o vice-prefeito Adilson Pires e com Pedro Paulo, secretário da Casa Civil, para esta terça-feira (13/8) às 11 horas na Prefeitura.

Neste momento está se realizando a assembleia local na sede da Regional 4, localizada à rua Cardoso de Morais, 145/1007, em Bonsucesso.

Para amanhã está marcado um novo ponto de encontro às 7:30 na Praça das Nações, também em Bonsucesso, para nova rodada de visita às escolas para convencimento da importância da adesão ao movimento grevista.


Leia os boletins das redes em greve

O site do Sepe disponibiliza o boletim da rede municipal, convocando para a greve.

Clique aqui para ler.

E aqui o da rede estadual.

Imprima e coloque os boletins nas redes sociais!

O Globo repercute greve na educação

O site do jornal O Globo disponibiliza hoje extensa matéria sobre a greve nas redes estadual e municipal do Rio - cópia ao lado. A matéria pode ser lida aqui.


Siga-nos pelo seu e-m@il

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores