sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Prefeitura do Rio dá um mês para bancos baixarem as taxas cobradas do funcionalismo municipal e ampliarem prazo de crédito para até 72 meses.

Rio - A Prefeitura do Rio baixou a taxa de juros dos empréstimos consignados em folha de pagamento e, ainda, ampliou o prazo de financiamento de 60 para 72 meses. A taxa será atrelada aos juros básicos da economia: de 1% a 2% a mais que a Selic mensal para os empréstimos diretos e 2% a 3% a mais no cartão consignado. Com isso, o percentual médio será de 1,7%, contra os 2% que são cobrados atualmente pela maioria das instituições financeiras. Elas terão um mês para se adequarem às novas regras. Quem não assinar o novo acordo não receberá autorização para o desconto em folha.
Para o economista Gilberto Braga, do Ibmec, o servidor saiu ganhando: “As novas taxas vão representar alívio. Os novos juros são referenciados na Selic, que é a taxa básica da economia. Logo, em momentos como o atual, em que a Selic caiu, os juros do consignado também cairão, favorecendo a todos”. No mês passado, o secretário municipal da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, adiantou a O DIA que as taxas iriam cair para esse nível. As novas regras do consignado foram publicadas ontem, pelo prefeito Eduardo Paes, no ‘Diário Oficial’ do município.
A Casa Civil informou que a prefeitura ainda está estudando a possibilidade de reduzir a cartela de bancos e instituições autorizadas a operar crédito consignado com os servidores. De acordo com as normas, a Secretaria Municipal de Fazenda será responsável pela fiscalização de todo o processo. Para evitar descontos indevidos nos contracheques, as empresas só estarão autorizadas a debitar parcelas da folha, mediante assinatura do servidor e comprovação de documentos originais.
Para também fechar o cerco a fraudes, as instituições terão que apresentar à prefeitura documentos, como cópias autenticadas do CPF e da carteira de identidade de seus representantes que firmarão o contrato. Os empréstimos entre o servidor e o banco terão validade de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período.

2 comentários:

  1. Um verdadeiro absurdo!
    Não reajustam o salário do servidor municipal quando deveriam, não apresentam uma data para fazê-lo e ainda apresentam esta proposta de empréstimo como uma vantagem para o servidor.
    Uma vergonha!

    ResponderExcluir
  2. Mas é a lógica desse governo privatista da prefeitura! O servidor, sem aumento, é "empurrado" a buscar empréstimo nos bancos que acabam "engordando" seus cofres! E a prefeitura, vendo esta "necessidade" do servidor, "benevolentemente", obriga os bancos a baixarem suas taxas para facilitar os empréstimos... O prefeito é tão "bonzinho"! Chega a ser maquiavélico!!!!!!!

    ResponderExcluir

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores