segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Clarice Lispector: uma aprendizagem

Curso iniciando no dia 27 de outubro Inscrições pelo tel. (21) 2286-3299 ou pelo sitewww.polodepensamento.com.br

No princípio era o Verbo e o verbo se fez selvagem perto do coração de Clarice. Longe da razão que aplaina o mistério, perto da intuição, de assombros e sobressaltos, longe das definições que explicam o mundo, raia Clarice Lispector, vocação solar na Literatura Brasileira.
O curso consistirá numa aproximação gradativa da obra da autora: “Escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra”.
4 aulas às terças-feiras, das 19h30 às 21h30
27 de outubro
O verbo selvagem: visita ao livro - frasco de essências de Clarice Lispector - Perto do Coração Selvagem. O olhar que o livro pousa sobre nós.
03 de novembro
A rebeldia contra o enredo em Água Viva. “Estou atrás do que fica atrás do pensamento. Inútil querer me classificar, eu simplesmente escapulo, não deixando, gênero não me pega mais”.
10 de novembro
Criação e entendimento: A Paixão segundo GH. “Criar não é imaginação, é o grande risco de se ter a realidade”.
17 de novembro
Emergência do feminino na literatura: o pós-Clarice. “Mas já que se há de escrever que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas”

Rosiska Darcy de Oliveira é doutora em educação pela Universidade de Genebra onde lecionou durante dez anos. Professora licenciada do doutorado em Letras da Puc - Rio, especialista na obra de Clarice Lispector e no tema do feminino. Escritora, publicou Elogio da Diferença, A Dama e o Unicórnio, Outono de Ouro e Sangue, Reengenharia do Tempo e A Natureza do Escorpião. Jornalista, colabora com os jornais O Globo e O Estado de São Paulo. Presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Preside o Centro de Liderança da Mulher no Rio de Janeiro. É membro dos Painéis Mundiais sobre Democracia e sobre Desenvolvimento Sustentável da UNESCO. Presidente-executiva do movimento Rio Como Vamos.

Clique aqui para se inscrever
POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 - Jardim Botânico - CEP 22461-060 Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682
O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo é um espaço de estudos, discussão e convívio, onde se realizam cursos, oficinas, palestras e eventos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores