segunda-feira, 27 de junho de 2011

Greve nas escolas estaduais: Justiça julga amanhã liminar contra o corte do ponto


Amanhã, dia 28, a 3ª Vara da Justiça da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio irá analisar o pedido de liminar do Sepe contra o corte do ponto dos profissionais de educação do estado. Todas as partes foram convocadas para a audiência, incluindo o sindicato, governo do estado e Ministério Público. Neste dia, os profissionais de educação vão realizar uma passeata da Candelária até o Fórum, com concentração às 12h – a categoria pretende abraçar o TJ, representando a esperança que a Justiça reconheça a justeza da greve.

Profissionais de educação do estado estão em greve desde o dia 7 de junho. Em audiência realizada no dia 22 de junho, que contou com a presença dos secretários de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Resende e de Educação, Wilson Risolia, o governo do Estado se comprometeu a apresentar uma resposta até o dia 15 de julho às principais reivindicações salariais da categoria: reajuste salarial de 26%, descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos e antecipação das parcelas da incorporação do Nova Escola.

A audiência contou também com a presença de deputados estaduais. Durante o encontro, o sindicato procurou mostrar a justiça e a viabilidade das reivindicações da categoria, apresentando dados da receita estadual e comparações salariais com outras redes públicas. Os representantes do governo estadual tiveram que admitir que o salário dos profissionais da educação é baixo, mas disseram que não poderiam apresentar uma proposta concreta na reunião, solicitando o prazo até o dia 15 de julho.

A assembleia do dia 20 que decidiu pela continuidade da greve também decidiu que os professores das escolas estaduais não devem aplicar o Sistema de Avaliação da rede, o Saerj, previsto para ser aplicado dia 29 – data da próxima assembleia da rede. Os profissionais de educação são contra o provão de avaliação externa que a Seeduc quer fazer. A crise na rede é tão profunda que este provão tenta, na verdade, maquiar a situação.

No domingo, dia 26, a educação estadual participou em conjunto com os bombeiros e diversas outras categorias de servidores de uma caminhada no Aterro do Flamengo - professores e funcionários administrativos vestiramreto. A próxima assembleia será dia 29 (quarta), às 14h, no Clube Municipal, na Tijuca. A categoria vai discutir a continuação da greve e o compromisso do governo de apresentar uma contraproposta em julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores