segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sepe realiza plenária de colégios estaduais ameaçados pela municipalização e os compartilhados com a SME

Sepe realiza plenária no dia 8 de novembro (quinta-feira), às 18h, no auditório do sindicato, com os profissionais dos colégios estaduais ameaçados de municipalização e aqueles compartilhados com a Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME). A plenária é válida para as unidades da capital e tem como objetivo mobilizar a categoria a resistir à municipalização, que vem sendo realizada pela Seeduc de maneira autoritária e sem consulta à categoria, trazendo mais prejuízos à escola pública – a maioria dos municípios que recebe os colégios estaduais mal tem condições de arcar com as novas unidades.

O sindicato, com a plenária, vai mostrar o recente exemplo do Colégio Estadual Teresa Cristina, que fica no bairro de Brás de Pina. Alunos, pais e profissionais desta escola reagiram ao fechamento de seis turmas previsto pela Seeduc. O anúncio pelo governo, quase no final do ano letivo, causou a revolta da comunidade escolar, que a extinção das turmas e realocação dos alunos prejudicará o processo pedagógico. A comunidade realizou manifestações e impediu o fechamento das turmas, que a secretaria voltou atrás.

O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, chama esta realocação de “otimização”; na verdade, esta ação do governo do estado visa acabar com as escolas estaduais que funcionam em regime compartilhado com a rede municipal de Educação (durante o dia elas funcionam como escolas municipais e, à noite, como escolas do estado). Desta forma, a plenária pretende discutir como a categoria, alunos, pais e responsáveis devem se preparar para reagir a este ataque ao ensino público em nosso estado.

Clique aqui para imprimir ou espalhar nas redes sociais o cartaz do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores