sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Eleições para direção das escolas municipais foram marcadas por problemas e falta de democracia

O processo de eleição para a direção das escolas da rede municipal foi marcado por uma série de denúncias de irregularidades e falta de democracia da SME e das CREs no processo de formação das chapas e na campanha dos candiatos. Veja abaixo o texto enviado pela Regional 3 do Sepe, com denúncias sobre irregularidades no processo eleitoral.

Eleições ou indicações?

O processo eleitoral para escolha dos diretores das escolas municipais está longe de ser um processo democrático e realmente de participação independente da comunidade escolar. Pouquíssimas escolas disputaram as eleições com duas ou mais chapas, e todas elas, tiveram que se submeter ao crivo das CREs para obterem o aval dessas disputas. Nas pré-avaliações que as CREs submeteram os candidatos, a primeira cobrança que impuseram aos mesmos foi em relação ao cumprimento das metas, estabelecidas pela SME em relação as aprovações e evasão. De acordo com a política implementada pela SME, os diretores devem ser correia de transmissão para implementação da política da meritocracia nas escolas. Por isso, o aval das CREs, para os candidatos interessados ao cargo de Diretor, deveria passar necessariamente ao compromisso destes com a aprovação a todo custo. Uma repetição disfarçada da mesma política de César Maia, pela aprovação automática.Veja o que aconteceu na escola de um dos diretores de nossa Regional, prof Antônio Cláudio:


"Na Escola Municipal Pastor Miranda Pinto, uma exceção à regra, duas chapas concorreram e o processo de disputa foi absurdamente truncado e fraudado pela chapa da situação, que representa mais de 30 anos a frente da direção da escola, e que certamente não poderia prometer muita coisa depois desse tempo todo dirigindo esta unidade. O que prometer se não foi capaz de cumprir nos seus mais de 30 anos de mandato?

Com o aval da 3ª CRE, que esteve na escola durante o processo de disputa, a chapa de oposição foi impedida de realizar sua campanha por meio de adesivos, panfletos aos alunos e aos pais e até mesmo o corpo a corpo com os alunos e responsáveis. Não havia nesses panfletos qualquer alusão a outra chapa, nada de desrespeitoso que pudesse desabonar as propostas de mudança ali contidas. Grande parte dos professores da escola foram protagonistas das propostas elaboradas pela oposição. 

Por outro lado, a chapa da situação também preparava seu material de campanha, disfarçadamente, sem qualquer proposta política que pudesse justificar uma disputa em alto nível. Inventava mentiras e calúnias a respeito da oposição, e sempre com o aval do representante da 3ª CRE, que visitou a escola para interferir e vetar qualquer forma de campanha estabelecida pela chapa de oposição. 

Para completar a armação em curso, a professora presidente da comissão eleitoral não se furtou em realizar boca de urna em favor da situação, enquanto rubricava as cédulas de votação. Grande parte da comunidade escolar está indignada diante da parcialidade que a 3ª CRE se posicionou em relação aos fatos. Cobramos da SME que esta questão seja rapidamente solucionada e que, pelo menos, a eleição seja anulada e um outro pleito seja realizado, sem a interferência parcial da 3ª CRE."

5 comentários:

  1. Esta afirmativa é incorreta,pois,se houve fraude foi exatamente pela chapa contraria, que em varios momentos se utilizou de varios articios, para ganhar e não conseguindo o seu intento ,tentavou manchar a reputação de pessoas honestas .
    Vou citar varios pontos observados por mim ,pertencente a cec, e estava cde corpo presente:
    1)nos dias das eleições o candidato perdedor estava na porta da escola tentando fazer boca de urna.
    2) antes do período programado o mesmo se utilizou de adesivos nas blusas de açlunos ,ao passo que a chapa contraria ,logo após o fez em papel ,comum ,com o mesmo intento ,e assim mesmo a chapa ganhadora foi denunciada a CRE.
    3)antes do termino da votação ,o professor(candidato a diretor) da chapa contraria congratulou a chapa ganhadora ,sabendo até aproximadamente o numero de votos que o levou a perder .
    4)uma das pessoas da chapa perdedora entrou dentro de onde estava a urna e indicou a uma das mães em quem votar .
    5)ao passar perto dele antes do termino da votação o mesmo proferiu estas palavras "NÃO ACREDITO".

    Ass:Mauricio Cesar Bento.
    REPRESENTANTE DO CEC DA ESCOLA MUNICIPAL PASTOR MIRANDA PINTO

    NOTA:se alguem quizer alguma explicação dos fatos aqui expostos estou a disposição.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não contente aqui retornei para apresentar outros fatos que vieram em minha mente:
    6) a chapa perdedora ao se apresentar aos alunos se comprometeu com a possibilidade de colocar ar-condicionado nas salas,fato que a chapa ganhadora não fez ,justificando que isso dependia da secretaria de educação ,como tambem a liberação de verbas.
    7)na turma de aceleração foi dito por um professor ,"QUE HOMEM VOTA EM HOMEM".
    8)foi feita promessa de passeios pela chapa perdedora.
    Venho acompanhado as senhora que fazem parte da direção deste colégio a tempos e não vi em nenhuma delas em nenhum momento a utlização de artimanhas ,que aqui expus ,ao contrario ;sei sim do compromisso das mesmas com o colégio e com os alunos, e as mesmas analizam cada caso referente aos mesmos com amor e respeito ,pois,sabem caso a caso de suas vidas particulares e seus problemas ,que no final acabam em interferir em suas vidas no colégio.

    ResponderExcluir
  3. Após ler e reler a notícia do jornal ,não vi em nenhum momento fatos para que a eleição seja anulada,visto que a mesma apresenta denuncia vaga,sem nenhum cunho de fato real ,ao passo que todos os fatos que citei tenho testemunho de pessoas que se encontavam presentes ,e tenho como comprovar .Pelo visto ,o interesse maior e desestabilizar,edesacreditar uma chapa ganhadora ,tentando macular uma vitória,que se ocorreu foi por apenas um motivo ,credibilidade na chapa ganhadora,já que muitos pais ,foram alunos e alunas desse colégio ,e conhecendo muito bem a chapa ganhadora ;outro fato que me é estranho ,é em relação ,a ex-diretora indicar sua substituta, pelo que sei isso ,é feito em todos os colégios municipais e estaduais do RIO de Janeiro ,se este for o caso, todas as escolas teram de fazer novas eleições e ser impugnadas as diretoras eleitas.
    Gostaria ,sim ,que alguem aqui viesse e disse-se que os fatos aqui apresentados por mim ,são fictícios ou mentirosos,pois ,não estou denunciando,e sim apresentando os fatos por mim observados ,como pai representante do CEC,por isso desde o início ,postei meu nome e me apresentei,colocando minha cara a tapa.
    Gostaria de salientar tambem ,que as acusações relativias a CRE, é pura imaginação do denunciante desta FOFOCA,que acredito necessite procurarar um psiquiatra urgentemente;este viajou na MAIONEZE, e necessita de ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Na escola foi dito que uma aluna perguntou á uma integrante da chapa ganhadora antes mesmo da votacão se acaso elas perdecem oq iria acontecr...
    e então ela responde que teria que sair da escola..
    isso foi errado nao deveria haver essa , como posso dizaer , vzao de informacoe .
    sou aluno e estudo na escola a mais ou menos 3 anos e digo isso por que eu sou um dos bons aluno da escola e digo que tudo dito a cre está corretamente apresentado.
    Deveria haver uma nova votacao.
    Sem vazamento de informacoe .!

    ResponderExcluir
  5. Esta pessoa deveria sair ,pois,esta escola não é sua origem ,ela apenas falou a verdade, pois não sendo sua origem ,a mesma voltaria para a escola de origem ou CRE, a que pertence. Me mostre aonde esta presente algum tipo de abuso ou mesmo alguma forma que levasse a o cancelamento da eleiçao, ao passo que as atitudes usadas pela outra equipe foram aviltantes é só ler o que escrevi ,respondendo ao que foi escrito antes por alguem que não teve coragem e dignidade se apresentar ,como vc o fez tambem ,ao passo que sempre me apresento ,sou o mauricio ,e atualmente continuo no cegmento escola comunidade(CEC).

    ResponderExcluir

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores