quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dieese abre inscrição para Curso de Ciência do Trabalho

As inscrições para o segundo processo seletivo da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho já começaram e vão até 12 de novembro de 2012. O Dieese propõe um Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, uma graduação diferente, que propõe uma nova abordagem da questão do trabalho.
Mais informações podem ser obtidas aqui.


A seguir, o release do Dieese sobre o curso:
Origem:
A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho tem como compromisso reafirmar a importância das questões relacionadas ao trabalho na sociedade contemporânea, sob a ótica da classe trabalhadora. É uma iniciativa do movimento sindical brasileiro, cuja história começou a ser escrita há quase 60 anos, com a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o DIEESE, entidade fundada em 1955 para ser a primeira área da Escola.
A tarefa inicial do DIEESE foi desenvolver uma pesquisa sobre custo de vida na cidade de São Paulo, um levantamento com o objetivo de mostrar a real inflação, já que, naquele momento histórico, os números oficiais não condiziam com o que sentia a maior parte dos brasileiros. A pesquisa deveria subsidiar os dirigentes sindicais nas negociações por melhores salários.
Com o passar dos anos, o DIEESE expandiu o número de pesquisas: além de preços, mercado e condições de trabalho, perfil de categorias profissionais, políticas públicas, renda etc. O trabalho também foi aprimorado em outras dimensões e passou a abranger outras áreas, como a assessoria às entidades sindicais durante as negociações salariais e, no final dos anos 1970, a formação sindical, atividade com o objetivo de preparar os dirigentes para a atuação em defesa dos trabalhadores e que reaproximou o Departamento da proposta para a qual havia sido criado, reavivando o compromisso com a educação.
Em 2005, ano do 50º aniversário do DIEESE, com a entidade gozando de credibilidade junto a toda a sociedade e reconhecida como órgão de utilidade pública em várias regiões do país, as entidades sindicais decidiram que era o momento de investir no antigo objetivo: a instituição da universidade do trabalhador. Assim, a partir de 2006, teve início o projeto para viabilizar o que veio a se chamar Escola DIEESE de Ciências do Trabalho.

Mantenedora:
O DIEESE é a instituição mantenedora da Escola. Presente em 17 Estados da Federação e com seções em cerca de 50 entidades sindicais de trabalhadores, é uma entidade que desenvolve trabalhos relacionados a emprego, renda, negociação coletiva, desenvolvimento, políticas públicas. Possui um corpo técnico formado por cerca de 200 profissionais, entre economistas, sociólogos, cientistas políticos, antropólogos, pedagogos, gestores de políticas públicas, engenheiros de produção, engenheiros agrônomos, estatísticos, matemáticos, historiadores e geógrafos.
A instituição é comandada por uma direção sindical e uma direção técnica. Atualmente é presidida por Zenaide Honório, da Apeoesp, Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - SP.

A Escola:
A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho é uma construção que envolve técnicos do DIEESE e dirigentes sindicais representantes de todas as categorias profissionais e correntes políticas existentes no sindicalismo brasileiro. É uma proposta que pretende legitimar o conhecimento e a experiência dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, possibilitar a inserção do aluno no mercado de trabalho em diversas atividades profissionais, com conhecimentos teóricos e práticos para interpretar a realidade e elaborar alternativas para uma sociedade em permanente mudança.
A base da Escola é a convicção de que o conhecimento nas questões do trabalho é essencial para o projeto de sociedade em disputa entre as classes sociais. A diferença do projeto da Escola em relação aos demais projetos educacionais é a produção de conhecimento em Trabalho a partir da perspectiva da classe trabalhadora.
A Escola é uma instituição privada, sem fins lucrativos, pertencente ao sistema nacional de ensino, produtora de conhecimento e formadora de pessoas.

Missão e objetivos:
A Escola de Ciências do Trabalho tem como missão formar sujeitos críticos, com preparo científico e humanista para uma atuação transformadora na sociedade, produzir conhecimento em Trabalho e realizar difusão educativa de conhecimentos científicos e culturais para o movimento sindical e toda a sociedade.

São objetivos da Escola:
Contribuir para o avanço do estudo e da produção de conhecimento interdisciplinar em Trabalho na perspectiva dos trabalhadores.
Criar novas formas de estudar, ensinar e pesquisar segundo uma concepção formativa que é parte da construção de um projeto societário.
Propiciar formação humana e científica crítica que possibilite aos graduandos produzir conhecimento nas questões do trabalho como atividade humana e atuar na realidade social em que vivem e trabalham.
Divulgar as produções científicas, educativas e culturais da Escola para toda a sociedade e, em particular, para o movimento sindical e movimentos sociais com menos facilidade de acesso à cultura acadêmica.
Constituir um Centro de Excelência em Estudos do Trabalho, com referência na Escola de Ciências do Trabalho e uma rede de estudiosos do Trabalho por meio de intercâmbio acadêmico e não acadêmico.

Um comentário:

  1. Este curso para parece ser excelente, mas infelizmente não tenho disponibilidade para fazê-lo. Ultimamente fico com os cursos online que me salvam e eu consigo estudar do metrô rs
    Abs

    ResponderExcluir

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores