segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Nota do Sepe sobre a reestruturação na rede municipal do Rio

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro está preparando uma reestruturação da rede de ensino para o ano de 2013.

A proposta é baseada na segmentação das escolas por séries. As escolas serão divididas em “Casa de Alfabetização” (que terão turmas do 1º aoano), “Primário Carioca” (com turmas do 4º aoano) e “Ginásio Carioca” (com as turmas do 7º aoano).  As turmas de educação infantil ficarão nos Espaços de Desenvolvimento Infantil

Tais mudanças significam um retrocesso pedagógico e uma ataque a educação pública de qualidade.

Vários profissionais serão removidos das escolas prejudicando o trabalho que desenvolvem anos com a comunidade escolar.

Alunos terão que mudar de escolas. Muitos da mesma família ficarão em unidades escolares diferentes. A cada três anos os responsáveis terão que travar uma dura batalha para garantir vagas aos seus filhos.

Ao segmentar a rede de ensino, o governo se isenta de garantir a educação básica completa a população.

Quantos alunos concluirão seus estudos até o 9º ano? Quantos ficarão apenas na “Casa de Alfabetização ou no “Primário Carioca”.

Os profissionais, alunos e responsáveis não foram consultados sobre estas mudanças.

Precisamos dar um basta a este ataque.

Organize sua escola e creche. Faça reunião e ata do CEC contra esta mudança. Converse com a comunidade escolar. Entregue a carta aos responsáveis e divulgue o abaixo assinado (disponíveis no sítio do SEPE).

É necessário envolver toda a sociedade nesta discussão, por isso procuramos as universidades, as organizações civis e encaminhamos as ações jurídicas.

Somente nossa mobilização e luta, poderão impedir este ataque.

Um comentário:

  1. Vocês poderiam perder umtempinho para produzir um material melhor, mais consistente que não fique só nas palavras de ordem ou elaborar um congresso, seminário, palestras e debates para discutir o assunto com a comunidade (pais, alunos, funcionários e professores)

    ResponderExcluir

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores