quarta-feira, 3 de março de 2010

Mostra sobre João Cabral de Melo Neto entra em cartaz


Foto-JCMN_destaque

No ano em que completaria 90 anos, o poeta João Cabral de Melo Neto será homenageado com mostra multimídia no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), que terá exibição de textos inéditos. Um poema por dia será aberta ao público no dia 3 de março, dividida em quatro temas: Vida e Infância; Amigos e Vida profissional; Paixões; e Museu do Tudo. “O nome da mostra, ‘Um poema por dia’, é um dos últimos títulos escritos por ele para um possível novo livro”, conta a curadora da exposição, Inez Cabral. O sobrenome não é coincidência. Inez é filha de João Cabral de Melo Neto.

A mostra trará fotos, projeções, exibição de vídeos e entrevistas com o escritor, curiosidades, e, principalmente, textos: manuscritos, poemas e cartas originais – em parte inéditos – do acervo pessoal da família, aberto por Inez especialmente para essa exposição. “Além de poeta, diplomata, pai, filho, avô, João foi também homem simples, que via na palavra concreta uma ferramenta para o que queria dizer”, explica a curadora.

Aliás, é o próprio poeta quem dá o tom da trilha sonora da mostra. Crítico da leitura de seus poemas por outros, o áudio da exposição será formado por gravações recuperadas de João Cabral lendo suas poesias. Uma nova edição com a obra completa do escritor (editora Objetiva) também estará disponível para consulta. E o clássico Morte e vida Severina ganha destaque com um espaço especial dedicado ao texto, com fotos e o fonograma da canção original (composta por Chico Buarque) da histórica montagem da peça pelo TUCA (Teatro da Universidade Católica) em 1965.

Visitação: a partir de 3 de março

A mostra Um poema por dia tem visitação gratuita, de quarta a domingo, das 12h às 19h, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral – rua Primeiro de Março, 42, Centro do Rio de Janeiro.

Tel: (21) 2253-7566

Classificação: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores