quarta-feira, 19 de maio de 2010

Greve nas escolas de Petrópolis: Veja o panfleto do Sepe Petrópolis

À população de Petrópolis usuária dos serviços públicos desta cidade

SOBRE A GREVE DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO


Todos sabem que desde quinta-feira os profissionais de educação estão em greve. A população tem manifestado seu apoio ao nosso movimento e temos visto isso nos aplausos durante os nossos atos de quinta e sexta-feira, nas ligações feitas à sede do Sepe e nas conversas na rua. Mesmo assim, diante das declarações que o prefeito tem feito, nos acusando de covardes e de estarmos prejudicando a vida da população de Petrópolis, gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

Qualquer mãe ou pai gosta de ver seu filho ser bem recebido no colégio pelo zelador. Quer poder conversar com o professor de seu filho e ver que ele tem tempo para isso. Quer que os inspetores zelem pelo bom andamento no cotidiano da escola e querem um ambiente limpo e organizado para sua criança. Como conseguiremos todas essas coisas se faltam profissionais e material nas escolas e creches? A realidade é outra. Nas creches e nas salas de aula há superlotação. Cada profissional tem de dar conta de um conjunto muito grande de tarefas. E a prefeitura quer que continue assim para não ter que pagar salários a outros profissionais.

A merenda é de péssima qualidade. Ou falta nas escolas, ou está estragada ou não tem nenhuma proteína. Muitos dos nossos filhos estão comendo arroz bichado ou, nos melhores casos, comendo macarrão todos os dias. Parece até piada ouvir o prefeito falar que nós somos irresponsáveis porque estamos deixando as crianças sem merenda. Pelo contrário. Na nossa rede é muito comum que os próprios funcionários levem óleo, cebola, alho e outros complementos para poder melhorar a comida. E também que os professores levem material para os seus alunos, porque sabem que não vão conseguir na escola.

É verdade que a péssima situação da educação não é de hoje. Não foi só essa prefeitura que tratou com descaso os serviços públicos da nossa cidade. Mas ele já está nesse governo há mais de um ano e até agora não sinalizou qualquer mudança. E, ao contrário do que ele está afirmando, ele já sabia, sim, que os servidores tinham reivindicações. Várias iniciativas foram tomadas desde os primeiros meses do seu governo. E o Sepe desde janeiro deste ano tem tentado falar com o prefeito, mas ele nunca nos recebeu. O prefeito afirma que o problema é do governo anterior. Mas não diz que, de setembro até o início deste ano recebeu 52 milhões de verba do governo federal para ser usada exclusivamente em educação.

Covarde não é quem luta pelos seus direitos. Covarde é quem paga menos de um salário mínimo para seus funcionários e fecha os olhos para a situação de miséria em que se encontra a educação em nosso município.


Dê o seu apoio ao nosso movimento. Ligue para a imprensa, para a prefeitura, envie emails. Exija que o prefeito negocie já com os educadores.

A educação do nosso município agradece.

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro – Núcleo Petrópolis

Rua do Imperador, 866 – sala 202 – Centro – Petrópolis – RJ – CEP 25620-003

Telefone: (24) 2231-4575 – e-mail: sepepetropolis@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores