segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Eduardo Paes vai gastar milhões para enviar profissionais para conhecer modelo educacional considerado falido por ex-secretária de Educação do governo Clinton

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, anunciaram ontem na imprensa que irão "premiar" 40 professores e diretores de escolas municipais que tiveram as melhores colocações nas prova do Ideb com uma viagem de uma semana a Nova Iorque para que eles acompanhem as experiências pedagógicas do modelo educacional americano. 
Esta é mais uma prova consistente do perfil meritocrático e de resultados que a prefeitura vem implementando ao longo dos últimos anos e que Paes e Cláudia Costin seguem ao pé da letra. O problema é que o modelo elogiado por eles foi considerado falido pela ex-secretária adjunta de Educação do governo Clinton, professora Diane Ravitch que, em entrevista ao Jornal Estado de São Paulo, afirmou que "em vez de melhorar a educação o modelo em vigor nos EUA - e que, ao que parece, é o modelo de Paes/Costin - está formando apenas alunos treinados para fazer uma avaliação".
A Regional III do Sepe enviou uma solicitação de entrevista para a ex-secretária de Educação dos EUA e a educadora prontamente se colocou à disposição para responder às perguntas. Ela é autora do livro The Death and Life of the Great American School System (a morte e a vida do grande sistema escolar americano) que fala sobre o fracasso do modelo meritocrático implementado no sistema educacional americano e seguido por diversos governos estaduais e municipais no Brasil, além do governo federal. Veja a pauta enviada para a professora Diane Ravitch pela Regional III do Sepe no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores