segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública reúne mais de 100 pessoas na UFRJ

  
   O Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública do Rio de Janeiro, lançado durante o Seminário de Educação do Sepe, em novembro, realizou uma reunião nesta quinta-feira (dia 9/12), no auditório da Escola de Serviço Social da UFRJ (foto de Samuel Tosta). Mais de 100 pessoas participaram deste encontro, representando entidades diversas ligadas à área educacional, movimentos sindicais, trabalhadores sem- terra, educadores das redes públicas e das universidades, estudantes secundaristas e universitários. Esta presença maciça é uma prova de que educadores e movimentos sociais estão unidos para rearticular a luta pela educação pública e de qualidade em nosso estado.
    Os últimos indicadores internacionais e nacionais evidenciam o que educadores e sindicatos dos profissionais de educação já dizem há muito tempo. As políticas públicas para a escola básica e para a Universidade caminham para precarizar ainda mais as relações de trabalho , de ensino e de produção acadêmica. As mazelas resultantes da aplicação dessas políticas explodem no dia a dia nas escolas e universidades e exigem de nós uma reação conjunta e coordenada .
   Na reunião, os militantes que participaram de plenária formalizaram a organização de uma secretaria, que encaminhará as deliberações e próximas ações do fórum. Também foram criados 4 grupos de trabalho:

1)       Público/privado- (privatização através das Ongs, Ocips, terceirizações)
2)       Financiamento da educação (orçamento e gastos)
3)       Valorização do magistério (salário, condições de trabalho e saúde)
4)       Currículo. (escola básica, formação de professores e materiais didáticos)

    A  criação de uma página na internet, boletim , lista de endereços eletrônicos serão os próximos passos do fórum . No dia 5 de janeiro, às 15h , a secretaria irá se reunir na faculdade de educação da UFRJ para encaminhar as propostas aprovadas por aclamação e organizar um ato no dia 23 de fevereiro, que marcará o reinicio do ano letivo nas redes públicas.
    Consideramos uma vitória a mobilização que ajudamos a construir. Mas é preciso aumentar a participação, ampliando a presença de movimentos organizados e de educadores.
    O Sepe está à frente dessa construção e aponta a atividade do dia 23 de fevereiro de 2011 como início de nossas campanhas salariais, mas também como um marco na unidade em defesa da educação.

PARTICIPE DOS GRUPOS DE TRABALHO, PARTICIPE DAS PLENÁRIAS DO FORUM.

Um comentário:

  1. Como professor ativo na rede estadual do RJ me solidarizo totalmente com o Manifesto em defesa de uma escola pública de qualidade. E em nome dessa concordância informo mais uma vez a existência da carta aberta ao governador do RJ, sob forma do Abaixo-assinado Educação Estadual do Rio de Janeiro-Carta Aberta, disponível para leitura e assinatura no site PETIÇÃO PÚBLICA.COM , precisamente em ( é só clicar ):
    www.peticaopublica.com.br/?pi=EDUC2011
    Aproveito também para sugerir ao Sepe que dê um ultimato ao govêrno estadual , pois nos tem enrolado , sem atender as principais reinvidincações que são : recuperação das perdas acumuladas que nos últimos 12 anos chega a mais de 70% e integralizar o pagamento do VELHA escola; sem o que começaremos o ano letivo com paralisações semanais, que por sinal se mostraram ineficazes quer pela falta de divulgação do Sepe,pela falta de adesão dos servidores que só sabem reclamar mas na hora que é necessário não se mobilizam e também pelo pouco caso que o govêrno demonstra. E permanecendo a enrolação proponho paralisação sem prazo para terminar.
    Omar Costa
    E-mail:prof.omar@gmail.com

    Obs.: peticaopublica.com.br/?pi=EDUC2011

    ResponderExcluir

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores