sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Plano de Metas para Educação Estadual está fadado ao fracasso.

por professora Denise


Esse sistema meritocrático só deveria ser implementado depois que se tornasse todas as escolas estaduais em iguais condições de competição. E essa igualdade só será obtida em médio prazo se tomadas as seguintes providências:
 Seleção com avaliações de Português e Matemática para ingresso na rede estadual, essa medida fará com as prefeituras se preocupem cada vez mais com a aprendizagem dos seus alunos e  tal como o estado se preocupará em melhorar a relação ensino/aprendizagem. Hoje a maioria dos alunos recebidos no ensino médio é analfabeta funcional e não aprenderam os fundamentos da Matemática elementar do ensino fundamental e, tão necessária como ferramentas na Física, Química e na continuidade do ensino da Matemática;
A grade curricular do ensino médio é fraquíssima, pois contempla somente dois (2) tempos semanais para as disciplinas de Física, Química, Biologia, Português/Literatura e etc. No entanto maquia a grade com religião, MPB etc, que até poderiam constar como extra-curriculares, mas não como curriculares;
É  necessário que juntamente com as providências citadas haja a valorização salarial do docente da rede estadual, é inadmissível um prof. do ensino médio da rede estadual ter como piso salarial  valor que é em muitos casos inferior à metade do que pagam muitas prefeituras (do próprio estado) aos docentes do ensino fundamental. Essa situação faz com que diariamente vários colegas peçam exoneração, havendo uma constante falta de docentes em várias escolas da rede durante os anos letivos.
- Após a valorização salarial do docente, viabilizar por opção do docente a transformação do docente de 16h em 30h ou 40h, pois hoje muitos fazem essa carga horária como GLP ( hora extra)e torná-lo dedicação exclusiva a determinada unidade escolar.
 Depois de todas essas providências serem tomadas, após um período de maturação poderia ser avaliado e discutido com a categoria /sindicatos a implantação da meritocracia, mas empurrar-nos a meritocracia goela abaixo é típico desse governo, de jogar para a platéia, pois como sabemos países em que a educação é realmente levada a sério pelos seus governantes e, implantaram o sistema da meritocracia, constataram que ele é falho e o abandonaram, sendo o EUA o mais recente, pois ele privilegia sempre as mesmas unidades escolares, que se situam em locais mais privilegiados etc.
   Por tudo que foi exposto e comentado, dizemos NÃO a meritocracia (Nova Escola II).

* Se você concorda com o que está exposto, solicito que assine o abaixo-assinado que está disponível em: www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N5290
Professor Omar Costa

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