quarta-feira, 30 de março de 2011

UFRJ e Faculdade Nacional de Direito promovem ato nesta quinta-feira (dia 31/3) em defesa dos manifestantes presos no ato contra Obama


 A UFRJ e a Faculdade Nacional de Direito realizam, nesta quinta (31/03), às 19h, um ato público em favor das 13 pessoas presas durante protesto contra a visita do presidente estadunidense Barack Obama ao Brasil. O evento terá quatro eixos: pela defesa dos manifestantes detidos; pelo arquivamento do processo; pelas liberdades democráticas e pela não-criminalização dos movimentos sociais. A iniciativa, que tem o apoio da Reitoria da UFRJ, acontecerá no Salão Nobre da unidade. O endereço é Rua Moncorvo Filho, 8, Centro do Rio.

Gabriel de Melo, estudante da Faculdade de Letras (FL) da UFRJ, e Tiago Barcelos, da Faculdade de Direito (FD) da UFRJ, estiveram entre os detidos. Após passar 72 horas incomunicáveis, foram libertados na última segunda-feira, à noite, por meio de habeas corpus. Cyro Garcia, presidente do PSTU do Rio de Janeiro, defende o arquivamento do processo. “Aquelas pessoas são trabalhadores e podem ter suas vidas prejudicadas por este ato arbitrário”, afirma.

De acordo com Rafael Nunes, também estudante da FL-UFRJ que compareceu à manifestação, o ato transcorria pacificamente até que, segundo ele, uma pessoa infiltrada lançou um coquetel molotov contra o consulado dos Estados Unidos. “Nós não concordamos com manifestações de violência. O ato já estava acabando, quando ocorreu a explosão. Vinte minutos depois, numa tentativa de encontrar culpados, a polícia chegou e levou alguns dos manifestantes”, relata Nunes.


Acompanhe o caso:
Sepe e demais entidades do movimento dos trabalhadores estão mobilizados para libertar manifestantes presos ontem (dia 18/3) no ato contra Obama

Sepe exige a libertação imediata dos presos na manifestação contra Obama

Governo do Estado ataca democracia: Militantes presos no Ary Franco tiveram cabeças raspadas no sábado (dia 19/3)

Presidente do PSTU chama prisão de manifestantes de "farsa" (20/03)

PM impede manifestantes de fazerem a lavagem da escadaria do Teatro Municipal

Sepe esteve na escola de dirigente sindical preso no protesto de sexta-feira (22/03)


Nota da ASFOC/Fiocruz repudia prisão de manifestantes

 Manifesto do Psol pela libertação dos 13

Três manifestantes contra vinda de Obama são libertados

Justiça manda liberar os 12 manifestantes presos em Agua Santa e Bangu 8

Presos são finalmente libertados no Ary Franco


Manifestantes libertados deram coletiva ontem (dia 22/3)

Nota de agradecimento do PSTU pela solidariedade aos presos do ato contra Obama 

Abaixo-assinado pede fim dos processos contra os ativistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores