segunda-feira, 11 de abril de 2011

Rede estadual para por 24 horas nesta terça (dia 12 de abril) com assembléia às 14h no Clube Municipal na Tijuca

Os profissionais das escolas estaduais farão uma paralisação de 24 horas nesta terça-feira  (dia 12 de abril). A partir das 14h, a categoria dará prosseguimento a sua campanha salarial com  uma assembléia geral no Clube Municipal (Rua Haddock Lobo 359 – Tijuca) a partir das 14h para definir os próximos passos da mobilização dos cerca de 72 mil profissionais que atuam nas 1.652 escolas estaduais, atendendo a cerca de 1,245 milhão de alunos.


Rede estadual reivindica reabertura das negociações com governo do estado
Os profissionais reivindicam um reajuste emergencial de 26% - em 2007, o governador admitiu que a categoria teve uma perda salarial de 60% depois de ficar mais de 10 anos sem qualquer reajuste - e incorporação imediata e integral da gratificação do Programa Nova Escola (cujo término, estipulado pelo governador Sérgio Cabral, só se dará em 2015). A categoria também reivindica a inclusão dos funcionários de apoio no plano de carreira e paridade para os aposentados da educação. O índice de 26% reivindicado é resultante de parte das perdas salariais entre 2009 e 2010.


A situação do funcionário administrativo é ainda pior: se a incorporação do Nova Escola fosse feita imediatamente o piso salarial desse funcionário atingiria somente R$ 533,00 – menos, portanto, que o salário mínimo nacional, que é R$ 545,00.


O Sepe, reiteradamente, tem tentado buscar a via da negociação com as autoridades estaduais, mas, desde o início do ano, não tem tido resposta do governador aos pedidos de audiência. A última audiência com o secretário de Educação Wilson Risolia foi realizada no início de janeiro, quando ele convocou o sindicato para fazer uma apresentação do seu Plano de Metas e não discutiu as reivindicações da categoria.

Ouça a chamada da paralisação e da A. G. da rede estadual (12/04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores