quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Assembleia do estado, na Fundição Progresso, decide: Greve continua!

Em assembleia na Fundição Progresso, na Lapa, os profissionais de educação das escolas estaduais decidiram continuar a greve. Na assembleia, a categoria considerou insatisfatórias as propostas do governador Cabral enviadas à Alerj esta semana. A categoria também decidiu manter o acampamento em frente à Seeduc; nova assembleia será feita na terça-feira, dia 9, às 14h, nas escadarias da Alerj.

Em reunião com a direção do Sepe na segunda (dia 1), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Mello, afirmou aos diretores do sindicato que "vai interceder pessoalmente para melhorar a proposta. O governador dividiu suas propostas em duas mensagens: a Mensagem nº 34 do governador tem os seguintes itens: antecipa a parcela 2012 do Nova Escola para os professores, incorpora na totalidade a gratificação Nova Escola para os funcionários (retroativo a julho), reajusta em 3,5% os salários dos professores (pagamento em setembro) e descongela o Plano de Carreira (Lei nº 1348) dos funcionários, passando o piso para o salário mínimo. Já a mensagem nº 35 cria o cargo de Professor de 30 horas, já com a adaptação às regras federais (20 tempos em sala e 10 de estudo e planejamento).

Entre as principais reivindicações da categoria está a incorporação imediata da gratificação Nova Escola, pois qualquer reajuste linear feito sem essa incorporação total é uma antecipação menor disfarçada, como ocorre agora com a proposta do governo: como os profissionais de educação terão pendentes parcelas da incorporação da gratificação Nova Escola até 2014, mesmo com os 3,5% propostos pelo governo e aplicados em 2011, os valores dos salários de 2012 a 2014 continuarão os mesmos de antes deste pequeno reajuste, como a própria tabela do governo mostra. Repare na tabela que o Sepe disponibiliza no site que o valor final do Nova Escola, em 2014, no nível 3, por exemplo (e em todos os níveis), continua igual (R$ 954,11), mesmo com o reajuste de 3,5% em 2011 - clique aqui para ver a tabela do Sepe, que também simula 3,5% de reajuste no valor total do Nova Escola.

Como a tabela comprova, o reajuste de 3,5% incide apenas no salário de 2011 dos professores, já que os valores divulgados pelo governo dos salários de 2012 a 2014, quando terminaria a incorporação do Nova Escola, continuam os mesmo de antes do reajuste! Assim, o que o governo chama de "reajuste" em 2011 é, na verdade, uma pequena antecipação. Cabe ao governo do estado explicar melhor sua proposta.


Após assembleia profissionais da rede estadual realizam passeta até à Alerj
Os profissionais da rede estadual, depois de decidirem em assembleia na Fundição Progresso pela continuidade da greve, estão se dirigindo para a Alerj, em passeata pela Avenida Chile. Nas escadarias da Alerj, eles farão um ato de protesto, em conjunto com os bombeiros e com profissionais da FAETEC (Escolas Técnicas Estaduais) que votaram hoje por uma paralisação de 48 horas nestas unidades técnicas.
O ato dos profissionais de educação do estado, em greve 58 dias, em frente á Alerj contou com mais de 1 mil profissionais. A categoria estendeu um enorme bandeirão do "SOS Educação", que tomou conta das escadarias.
Uma comissão do Sepe se reuniu com o presidente da Alerj, Paulo Melo e deputados do colégio de líderes, propondo emendas às mensagens do governador, para aumentar a proposta de 3,5%. A próxima assembleia será na terça, dia 9, às 14h, nas escadarias da Alerj - na semana que vem os deputados deverão votar as emendas.
O acampamento continua em frente à Seeduc.


3 comentários:

  1. Servidores que anteriormente a 2009 recebiam a extinta gratificação nova escola estão sem qualquer reajuste desde 2008, pois não tivemos reajustes em 2009, 2010 e 2011, pois o que o governo diz ser reajuste é abatido do que resta da mesma e incorporado ao salário, portanto o Ganho(real)=R$ 0,00, e esse processo terá continuidade até que não haja mais resíduo da falecida.Lembrando que estamos com perda acumulada superior a 70%, em fevereiro um dos itens do nosso pleito ao governo do estado é 26% de reajuste emergencial, somente agora , portanto se a nossa sobrevivência dependesse do governo, já estaríamos MORTOS. Ou seja após nos ignorar solenemente o (des)governo apresenta empurrar-nos goela abaixo 3,5% , índice muito aquem da nossa realidade. que o governo se esforce para atender seus servidores nas suas reais necessidades e diminua um pouco os gastos com propagandas enganosas, fatansiosas, com empreiteiros, diminua as insenções fiscais de Termas, cabelereiros, etc..., com certeza atenderá com sobra as necessidades dosseus servidores civis e militares.

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo o que acontece com os Servidores do Estado do Rio de Janeiro, incluindo os Professores. Estamos sendo governados por uma quadrilha de ladrões, que superfaturam os computadores comprados pelas Escolas e que não funcionam, os aluguéis exorbitantes dos aparelhos de ar-condicionado das salas de aula e sem falar que o Presidente da ALERJ é um empreiteiro e um coronel da Região dos Lagos, estou falndo do Senhor Paulo Melo. Devemos sim continuar em greve

    ResponderExcluir
  3. Só propostas Indecentes.
    -1ª)Tentou nos empurrar goela abaixo 3,5%.
    -2ª)Agora querem nos empurrar 6,71%.
    --------
    Portanto não é sermos intransigentes mas, não devemos arredar pé dos 26% , pois a nossa perda acumulada passa de 70% e estamos desde fevereiro pleitiando de forma emergencial 26% , se fossemos depender para sobreviver dessa emergência já estaríamos mortos.
    ---------
    No entanto o dinheiro sobra no estado para bancar festas de copa do mundo, empreiteiros, reformas de estádios, anistia de impostos até para TERMAS, salões de cabelereiros, etc...
    ---------
    Cabe ressaltar que a grande maioria dos servidores ( ingressos antes de 2007) que já recebiam o nova escola, não tiveram reajustes em 2009, 2010 e 2011 , pois o que é incorporado ao salário é abatido do residuo do nova escola.
    --------
    A GREVE deve continuar se não mudarem de atitude conosco, essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores