segunda-feira, 1 de abril de 2013

Atenção merendeiras da rede municipal do Rio: SME quer remover profissionais concursadas para colocar terceirizadas


O Sepe alerta as merendeiras das escolas municipais do Rio para que não atendam as convocações que estão sendo realizadas em diversas CREs para que elas se apresentem nas Coordenadorias Regionais para serem relocadas em outras unidades da rede. 
O sindicato está apurando uma série de denúncias de merendeiras que trabalham em escolas localizadas nas áreas das 5ª e 7ª CREs, que informaram terem chegado às escolas memorandos convocando estas profissionais para que compareçam às Coordenadorias com fins de escolha de novas lotações, para que suas vagas sejam ocupadas por merendeiras terceirizadas da empresa prestadora de serviços Mazan.

O Sepe informa que tal procedimento por parte da SME/CREs é ilegal, já que a lei proíbe a substituição de funcionários concursados por terceirizados. 

A instrução do sindicato para todas as merendeiras que receberem tais memorandos é a deque procurem imediatamente o Sepe para que possamos garantir juridicamente o seu direito à lotação original. Este é mais um ataque do governo municipal contra a categoria e não podemos permitir que a SME implante um processo de terceirização dos funcionários administrativos das escolas  municipais, nos moldes do que o governo estadual vem tentando fazer com os funcionários administrativos das escolas da rede estadual. 

Recentemente, a 14ª Vara de Fazenda Pública deu ganho de causa a uma liminar do Sepe e obrigou o governo municipal a convocar as 400 merendeiras das vagas do concurso de 2009. 
Esta sentença é um reconhecimento da Justiça de que o prefeito não cumpre a lei e tenta preencher as vagas das merendeiras por pessoal terceirizado de firmas contratadas. O Sepe convoca a categoria para que se mobilize e impeça mais uma tentativa da prefeitura de acabar com as merendeiras estatutárias nas escolas municipais.

11 comentários:

  1. eu fui uma dessas merendeiras q fui removida so q sou da 6 cre.de uma sexta para segunda tivemos q sair .eu e minhas colegas,.onze anos em uma escola faltando menos de um ano pra me aposentar me tiraram de uma escola c 25 alunos e me mandaram pra uma de mil.colocaram 3 no lugar de duas q eramos.pessoas q nunca entraram em cosinha de escola. sem treinamento sem nada a masan contratou na sexta pra começar na segunda.

    ResponderExcluir
  2. O mesmo aconteceu comigo e outras colegas da 2 cre que demos nosso sangue em nossa escola de origem, muitas das vezes eu até dobrava guando por algum motivo a colega faltava( por doença ou outros motivos), sem nem mesmo ter direito a horas extras. Numa escola que era pra ter 4 merendeiras, só tinham 2 e olhe lá. Quando voltando de férias ficamos sabendo que iríamos ser remanejadas para outra escola e que tinha-mos que sair imediatamente pois não poderíamos nos encontrar com as chamadas Aphas(Comlurb), pois elas já estariam bem capacitadas para assumirem nosso lugar. Só sei que depois chamaram a gente para passarem o serviço para elas. Me mandaram para uma escola maior, com menos recurso e condições de trabalho muito precário. Não reclamo nem disso, pois nunca fui de escolher trabalho, se é pra trabalhar eu trabalho. Reclamo da falta de respeito e o deboche com a gente pois as Aphas entraram ganhando um salário maior que o nosso. Nosso vencimento básico estava abaixo do salário mínimo.

    ResponderExcluir
  3. Estão esquecendo dos outros funcionários que trabalham na Secretaria de Educação.

    ResponderExcluir
  4. vamos focar na nossa categoria de merendeira pois nao e valorizada e muitas vezes e desrespeitadaada

    ResponderExcluir
  5. VOCES SABEM PORQUE O MESSINA ESTÁ CADA VEZ MAIS GANHANDO APOIO E RESPEITO POR PARTE DAS MERENDEIRAS/ PORQUE, AO CONTRÁRIO DO SEPE, ELE ESTÁ AGORA LUTANDO PELA CATEGORIA. O SEPE, QUE DEVERIA SE CHAMAR "SINDICATO DOS PROFESSORES, APENAS", NUNCA FEZ NADA PELAS MERENDEIRAS E AGORA QUE O MESSINA (E AGORA TAMBÉM O JEFFERSON, VEREADOR) FINALMENTE TEM APRESENTADO UM PLANO DE CARGOS, MUDANÇA DE NOMECLATURA E TUDO... ORA ESTAS COISAS ACIMA SÓ ACONTECEM PORQUE AS MERENDEIRAS NÃO TÊM NEM O O APOIO DO SEPE QUE SÓ FALA EM PLANOS, UM TERÇO E OUTRAS MIL COISAS PARA OS PROFESSORES E NADA. NADA VEZES NADA PARA AS MERENDEIRAS. É POR ISSO QUE O SEPE COM ESSA DIRETORIA ESTÁ PERDENDO O RESPEITO E O APOIO DAS MERENDEIRAS PORQUE POR ELAS NUNCA FEZ NADA.

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com o seu comentário dque o SEPE realmente não faz nada pelas merendeiras. Só tem olhos para os professores e não faz nada por nós. Embora sou meia desconfiada do Messina, mas ao menos está tentando fazer algo que o SEPE nunca fez que é olhar por nós.

    ResponderExcluir
  7. tem q ralar msm dar as vagas p/quem quer trabalhar...so vivem se readaptando,sem falar que são grossas e ignorantes e com aval dos seus superioresa eh td uma corja...já vão tarde! sabem de nada ordinárias,que de inocentes não tem nada...ralaralarala kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu retardado as escolas funcionam sem professores mas sem merendeiras (para se ter a alimentação) não funcionariam, em todos os segmentos há 'pessoas grossas' e ignorantes, professores políticos mas não podemos generalizar. Minha esposa é merendeira e vejo como é difícil o trabalho delas, muitas tem problemas de articulações etc. pois tem que descascar e fazer quilos de alimentos e escolas com vários turnos e poucas merendeiras e elas tem que se virar. Trabalho com informática, tenho uma loja e o simples fato de você ficar digitando muito tempo as articulações das mãos as vezes começam a doer. Você que é um ignorante, procure se informar melhor para fazer um comentário inteligente.

      Excluir
  8. Seu retardado as escolas funcionam sem professores mas sem merendeiras (para se ter a alimentação) não funcionariam, em todos os segmentos há 'pessoas grossas' e ignorantes, professores políticos mas não podemos generalizar. Minha esposa é merendeira e vejo como é difícil o trabalho delas, muitas tem problemas de articulações etc. pois tem que descascar e fazer quilos de alimentos e escolas com vários turnos e poucas merendeiras e elas tem que se virar. Trabalho com informática, tenho uma loja e o simples fato de você ficar digitando muito tempo as articulações das mãos as vezes começam a doer. Você que é um ignorante, procure se informar melhor para fazer um comentário inteligente.

    ResponderExcluir
  9. Fui retirada de surpresa da escola de onde eu estava. Eu e mais duas colegas., Somos merendeiras concursadas da 6 Crê. Ao chegar para trabalhar numa manhã de costume já estavam na escola 04 funcionários da firma terceirizada TAURUS. Tivemos de sair e fomos( ELIMINADAS).... assim sem mais nem menos. Nos mandaram para outras escolas bem longe . Agora tenho que pagar mais de uma passagem de ônibus ,pois estamos bem distante de nossas casas. E sem falar da humilhação o desarrumar de nossas vidas e o choque psicológico que nos deixa. Como podem fazer isso conosco? batalhamos pra sermos classificadas através de concurso, fizemos exames médicos pagos por nós e tivemos que passar pela prova prática, aí chega a TERCERIZAÇÃO e nos coloca em situação preocupante. Muita falta de respeito e discriminação conosco.

    ResponderExcluir
  10. Fui retirada de surpresa da escola em que a 8 anos trabalhava, pertencente a oitava CRE, ensinei o serviço para a merendeira terceirizada e logo após uma semana fui retirada para outra escola com maior quantidade de alunos e com poucas merendeiras para fazer o serviço.
    esta escola também vai entrar firma terceirizada e não sei para onde vou, a maior parte das escolas da oitava CRE estão com merendeiras terceirizadas.
    me sinto como um objeto sendo enviada para um e para outro lugar.

    ResponderExcluir

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores