segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Paes e Cabral usam PM para desocupar violentamente plenário da Câmara - quatro professores foram presos

Mesmo após negociação entre o Sepe, manifestantes e um oficial do 5o BPM durante toda a noite de sábado, 28/9, a pedido do presidente da Câmara de Vereadores José Jorge e do Prefeito Eduardo Paes o governador Sérgio Cabral ordenou que soldados do Batalhão de Choque da Polícia Militar iniciassem a desocupação da Câmara.

Manifestantes são violentamente reprimidos do lado de fora
A violência começou quando polícia de Cabral usou gás de pimenta contra manifestantes que se encontram próximo à rua Evaristo da Veiga. Vários profissionais foram feridos por causa do uso indiscriminado de gás de pimenta e de agressões da tropa da PM contra manifestantes que tentavam impedir a entrada de mais policiais na Câmara.
Manifestantes que apoiavam os professores e funcionários da ocupação (a maioria formada por mulheres), foram atingidos por bombas de efeito moral, bombas de gás, gás de pimenta e cassetetes. Foram usadas armas de choque e um dos manifestantes, mesmo desmaiado, foi levado pela polícia.
Dentro do plenário a ação truculenta da Polícia Militar obrigou os profissionais a saírem da Câmara. Os profissionais de educação Gustavo Kelly e Ercio Novaes, que estavam na ocupação foram presos, além de outros dois manifestantes. Acompanhados pelo Dept. Jurídico do Sepe todos os detidos na 5ª DP foram liberados.
Integrantes da categoria também registraram, no mesmo local, queixas contra o comando da PM por retirar à força os professores e funcionários administrativos da Câmara, sem uma ordem específica da Justiça.
Ato em frente à Câmara

Já no domingo, 29/9, os grevistas que estavam acampando receberam a solidariedade outros manifestantes e realizaram ato em frente à Câmara de Vereadores, em protesto contra a retirada violenta pela PM na noite anterior e que provocou ferimentos em dezenas de pessoas. 

Um comentário:

  1. Po, esses professores estao atrapalhando e atrasando o andamento do trabalhos da casa

    ResponderExcluir

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores