quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Professores voltam a criticar as propostas do governo do estado

Veja esta reportagem do Bom Dia Rio:



As mudanças no Nova Escola foram o tema de uma audiência pública, ontem, na Alerj. Se forem aprovadas, as gratificações serão pagas em sete parcelas anuais a partir de 2015.
Representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação participaram do encontro e voltaram a criticar as propostas do governo do estado. Se forem aprovadas, as gratificações serão pagas em sete parcelas anuais e incorporadas ao salário a partir de 2015. O aumento por promoção cairia de 12% para 7,5% já este ano e ocorreria a cada cinco anos. “A incorporação em sete anos de sete parcelas, para chegar em 2015 com o piso da categoria em R$ 900, quando o salário mínimo vai estar perto disso, é muito ruim. E esse projeto do governo tira qualquer perspectiva de carreira no magistério“, afirma Maria Beatriz Lugão, do Sindicato dos Profissionais de Educação. A próxima reunião está marcada para terça-feira, quando o projeto de lei entra novamente na ordem do dia. “A evasão no magistério é um quadro hoje normal em quase todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. E esse debate é um debate extremamente sério, responsável, precisa de serenidade, porque trata da educação, da sua qualidade e do futuro do cidadão fluminense”, afirma o comandante Bittencourt, presidente da comissão de educação.
O governador Sérgio Cabral disse esta semana que a incorporação das gratificações ao salário de todos os professores é um avanço e que não pode ser feita em menos tempo porque isso quebraria as finanças do estado. Sobre a queda do aumento por promoção, ele disse que a inflação mudou e, por isso, 7,5% a cada cinco anos, é uma boa taxa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores