quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Guerra do tráfico e operações policiais continuam colocando profissionais e alunos em risco

Desde segunda-feira (dia 19/10) os confrontos envolvendo policiais e traficantes em diversas áreas da Zona Norte continuam prejudicando o funcionamento e colocando em risco a vida de profissionais de educação e alunos. Hoje, segundo informações da Rádio CBN, cerca de dois mil alunos que estudam em unidades localizadas nas proximidades do Morro de São João e no Morro dos Macacos ficaram sem aulas por causa das operações policiais e das ameaças de invasão da parte de traficantes. Os confrontos também ocorreram em favelas do Complexo do Alemão, principalmente na Vila Cruzeiro e, por causa do tiroteio, centenas de alunos das escolas da região não estão conseguindo voltar para casa. Um estudante de 18 anos e um outro morador foram baleados.
Ontem, na Favela da Mandela, no Complexo de Manguinhos, após um confronto envolvendo policiais militares e traficantes, a área externa da Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva foi invadida, primeiro por bandidos e, depois, por policiais, deixando centenas de crianças expostas ao fogo cruzado. Enquanto os enfrentamentos continuam, a SME insiste em manter uma política de obrigar as escolas a manterem a portas abertas para aparentar uma "normalidade" que só existe nos gabinetes refrigerados da Secretaria e das Coordenadorias Regionais de Educação. O prefeito Eduardo Paes, que deveria se preocupar com a segurança das escolas municipais, se encontra em Londres, visitando as instalações olímpicas daquela cidade.
Desde segunda-feira, o Sepe vem tentando contato com a SME e com a 2ª CRE para exigir garantias de segurança para os profissionais das unidades da rede municipal. Hoje a tarde, a direção do sindicato irá até a SME para exigir uma audiência com a secretária de Educação Claudia Costin para denunciar a gravidade da situação e o risco a que estão expostos profissionais e alunos por causa da burocracia e da falta de sensibilidade das autoridades estaduais e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores