segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Deu na TV: Alunos protestam contra calor nas escolas estaduais do Rio




    Alunos e profissionais de educação dos Colégios Estaduais Bagu e Leopoldina da Silveira  realizaram protesto na Secretaria Estadual de Educação (Rua da Ajuda – Centro Administrativo do Governo do Estado) na última segunda-feira (dia 28/2) para exigir da SEEDUC melhores condições nas duas unidades. Na semana anterior, os estudantes já haviam realizados outros protestos nestas escolas por causa do calor excessivo, agravado pela grande quantidade de alunos em sala de aula e pela falta de equipamentos de climatização. No Colégio Estadual Bangu, a queixa da comunidade escolar é que o governo do Estado instalou equipamentos de climatização, mas os aparelhos não funcionam. No Leopoldina da Silveira, até hoje as obras para a instalação de aparelhos de ar condicionado não foram inciadas.
   Com a pressão uma comissão de representantes formada por diretores do Sepe, responsáveis e profissionais de educação dos Colégios Estaduais Bangu e Leopoldina da Silveira conseguiu ser recebida pelo subsecretário de Gestão de Ensino, professor Antônio Neto. No encontro, o Sepe e os participantes da comissão protestaram contra a falta de condições de funcioamento nas escolas de Bangu. O sindicato também aproveitou para denunciar algumas medidas arbitrárias e anti-democráticas tomadas pelas direções das duas escolas que tentaram impedir que os alunos viessem para o Centro para participar da manifestação desta manhã.
   Segundo informações repassadas por alunos e responsáveis, as direções das unidades chegaram a segurar o documento assinado pelos pais dos alunos autizando a vinda deles para o ato de protesto no Centro. A direção do sindicato também reclamou e exigiu garantias da SEEDUC, no que foi atendida pelo subsecretário, no sentido de que os alunos que lideraram os protestos por melhores condições nas escols não sofrerão represálias por parte da direção das escolas. Tivemos informação de que a direção de uma das escolas chegou a ameaçar uma aluna de expulsão por participar dos protestos.
   O subsecretário garantiu que não vai aceitar qualquer medida repressiva contra os alunos e dissse que irá visitar as escolas nesta terça-feira para verificar in loco todos os problemas denunciados pelos manifestantes, como o da superlotação das salas de aula. Segundo o subsecretário "Nâo se pode ter uma sala com mais de 40 alunos numa sala de aula, pois a escola precisa ter o mínimo para funcionar e a meta do governo do estado é não deixar que as turmas fiquem superlotadas". Por fim, o Sepe sugeriu que a SEEDUC aproveite o período do carnaval para promover obras nas escolas e garantir melhores condições para os alunos em sala de aula. Antônio Neto disse que iria encaminhar a sugestão do sindicato para o secretário Wilson Risolia.



Assista os vídeos:

http://videos.r7.com/alunos-protestam-contra-calor-nas-escolas-estaduais-do-rio/idmedia/217b209f331ecfc3a117bfcb7f414442.html


http://videos.r7.com/estudantes-de-bangu-no-rio-fazem-protesto-contra-falta-de-ar-condicionado-em-escolas/idmedia/e6478c304190f0bc2e3a3efd294d1eaa.html


http://videos.r7.com/estudantes-passam-sufoco-com-o-calor-no-rio/idmedia/83e78c73f7bdc0de212a6351130c6b1c.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores