quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Despreparo: Especialistas criticam ação de PMs contra professores em protesto do Nova Escola


O Globo Publicada em: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/09/09/especialistas-criticam-acao-de-pms-contra-professores-em-protesto-do-nova-escola-767543949.asp

RIO - A atuação dos PMs durante uma manifestação de professores na terça-feira no Centro foi criticada por especialistas na área de segurança. Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas durante o conflito, em que foram disparadas balas de borracha e detonadas bombas de gás e de efeito moral. A atitude de um policial, que apontou uma arma de fogo na direção de professores, foi considerada totalmente fora dos padrões.
Teria havido uma discussão entre o guarda e um professor, que recebeu voz de prisão de PMs. Os manifestantes teriam tentado soltá-lo. Foi quando um policial teria apontado a arma para eles e feito dois disparos para o chão. A partir daí, foram disparadas balas de borracha e lançadas bombas, que feriram os manifestantes e também um policial.
A partir daí, o despreparo dos policiais do 13 BPM (Praça Tiradentes) e do Batalhão de Choque ficou evidente. De acordo com o coronel reformado da PM José Vicente da Silva, ex-secretário nacional de Segurança Pública, em casos de manifestação, a polícia deve estar sempre preparada para o pior. Ele afirma que, numa situação como essa, os policiais não devem estar com armas de fogo - não só para não ferir manifestantes, como para evitar que eles tomem as armas dos PMs.
O delegado da Polícia Federal Antonio Rayol viu as fotos em que o PM aponta a arma para manifestantes e destacou vários problemas. Segundo ele, aquela não era uma arma não letal. E, ainda que fosse, o PM não poderia apontá-la daquela forma.
- A arma não letal deve ser apontada para o peito ou o abdômen, nunca para a cabeça - lembrou o policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores