sábado, 12 de setembro de 2009

Faltam 1400 professores na Rede Estadual

Publicada em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/09/11/faltam-1-400-professores-na-rede-estadual-767580151.asp
Ruben Berta, O Globo
RIO - Responsável por 80% de todos os alunos matriculados no ensino médio fluminense, a rede estadual ainda carrega um problema crônico: a falta de professores. Apesar de a Secretaria de Educação não divulgar na internet os dados sobre a presença de docentes nas salas, o GLOBO teve acesso a dados conseguidos pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) que mostram que há atualmente, somente na capital, cerca de 16.800 tempos de aula vagos, sem professor. Como cada profissional tem uma carga horária básica de 12 horas semanais, a estimativa é de falta de pelo menos 1.400 profissionais só na cidade do Rio.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Educação informou que desconhece os dados a que o GLOBO teve acesso sobre falta de professores. O órgão também afirmou que "trabalha atualmente com carências pontuais de professores, ocasionadas por licenças, exonerações ou aposentadorias, casos que são cobertos com GLPs (dupla jornada) ou chamada de concursados".
No fim do ano passado, a Secretaria de Educação assinou um contrato com previsão de investimento de mais de R$ 100 milhões para a implementação e manutenção de um novo sistema de informática nas salas de aula, que inclui controle de presença de alunos e de professores on-line. Até agora, porém, segundo o próprio órgão, apenas 54 escolas foram integradas no sistema. A previsão é de que o projeto esteja concluído até o ano letivo de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores