quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Leia o pronunciamento do deputado federal Chico Alencar no Congresso sobre incidentes de ontem na Alerj

Pronunciamento
(Do Senhor Deputado Chico Alencar, PSOL/RJ)

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados e todos os que assistem a esta sessão ou nela trabalham:

A Polícia Militar do Rio de Janeiro acaba de dar, neste 8 de setembro, no centro da capital, provas repetidas e agressivas de violência, despreparo e covardia. Com bombas, gás pimenta e cassetetes esses servidores públicos armados, desatinados e sem comando responsável atacaram, com estupidez criminosa, milhares de servidores da educação que faziam manifestação pacífica em frente à ALERJ.
Ali tramita um PL do Executivo que dispõe sobre a incorporação, em 6 anos, da gratificação do Programa Nova Escola, em que a última parcela será paga em ... 2015. Chamado pelos professores e funcionários de “Nova Esmola”, a proposta reduz o percentual entre os níveis do plano de carreira de 12% para 7,5%.
O ataque policial deixou educadores feridos e hospitalizados. A indignação de professores e da população contra essa barbaridade é total. Cobro daqui, publicamente, explicações do Governador Sérgio Cabral!
Os agressores têm que ser responsabilizados criminalmente. A farda não dá imunidade para bater. A hierarquia da PM exige que seus Comandantes, o Secretário de Segurança Pública e o Governador do Estado não se escondam, não fujam de suas responsabilidades de mando, não sejam coniventes, pelo silêncio, com as atrocidades perpetradas contra os educadores e a cidadania.
A Comissão de Direitos Humanos, da Câmara dos Deputados, cumprindo seu dever, vai interpelar os agressores e seus chefes.

Agradeço a atenção,
Sala das Sessões, 08 de setembro de 2009.

Chico Alencar
Deputado Federal, PSOL/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores