quinta-feira, 27 de maio de 2010

Rede Estadual: Conexão - educação, reestruturação produtiva e perda de tempo de planejamento

Para economizar em contratações, a organização laborativa do trabalhador, dentro do projeto neoliberal foi reestruturada. Hoje, os neoliberais querem impor a todos os trabalhadores o acúmulo de funções, para economizar nas contratações e nos lucros. No caso do serviço público economiza-se para garantir o repasse de verbas públicas à iniciativa privada. Sérgio Cabral, neoliberal desde criancinha, não faz diferente! Quer impor ao profissional de educação a política do profissional faz tudo e com isso reduzir o número de funções dentro das escolas.
Diante da exigência da SEEDUC  de que os professores lancem as notas via internet e por falta de orientações claras sobre a realização da tarefa, divresas direções de escola estão exigindo que professores utilizem lan house , caso haja algum problema  com o laptop ou a conexão,  e que utilizem seu horário de recreio, de almoço, de planejamento ou fim de semana para isso.
A falta de concurso para funcionários administrativos, que prejudica o trabalho das secretarias das escolas, fica evidente nesse momento. A tarefa de lançamento de notas no sistema pertence às secretarias e, já que não há pessoal suficiente, a SEEDUC repassa o trabalho para os professores.
Além de não ser parte do trabalho do professor o lançamento das notas no sistema e sim da secretaria da escola, a sobrecarga de trabalho fica evidente. A utilização do horário livre é trabalho não remunerado e o horário de planejamento já não é suficiente para as atuais tarefas, que consistem em preparar aulas, corrigir  exercícios e provas e preenchimento de fichas e diários .A utilização do horário de aulas seria um prejuízo ainda maior para os alunos que já amargam a falta de professores , funcionários e condições precárias das escolas.

Novas tecnologias tem que vir acompanhadas de estruturação das escolas

O Sepe-RJ tem a certeza que o desenvolvimento tecnológico e adaptação de novas tecnologias às nossas unidades escolares deve contribuir de forma decisiva para aprimorar a pesquisa, a construção e o desenvolvimento do conhecimento. Porém a forma como a SEDUC (Secretaria de Estado de Educação) pretende adaptar estas novas ferramentas ao cotidiano escolar está completamente equivocada. Para nós estas deveriam ser implantadas, acompanhadas de uma real reestruturação das unidades escolares, a partir de obras de conservação e melhorias, concurso público para preenchimento de vagas existentes para os cargos públicos de professores e funcionários e de um curso de qualificação dos profissionais que já estão na rede, respeitando o tempo de sua jornada regular de trabalho. O lançamento das médias das notas no Programa Conexão Educação neste primeiro bimestre de 2010, sem a devida preparação acima citada, tende a reduzir ainda mais o tempo efetivo de planejamento e de aula. Esta Secretaria já reduziu o programa e o currículo. É inadmissível mais esta redução acompanhada da sobrecarga de tarefas do professor. Por isso exigimos que esta Resolução da SEDUC seja revista e suspensa até que todas as medidas inerentes à aplicação do citado Programa possam efetivamente contribuir para a melhoria e desenvolvimento de uma educação de qualidade.”

fonte; SEPE Regional 3

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