terça-feira, 29 de junho de 2010

Iuperj: Isso é escandaloso.

Caros colegas,

       Posso estar enganada, mas é inescrupuloso os métodos e práticas aplicados por este governo e a reitoria da UERJ. O reitor e o governador querem incorporar seus amigos à UERJ e nem ao menos disfarçam abrindo um concurso amplo. 
Nada disso passou pelo conselho universitário. Pois bem, se eles podem escolher quem querem incorporar à UERJ, nós também podemos, e eu tenho uma proposta: por que não incorporar a Escola Nacional Florestan Fernandes que também passa por dificuldades e é fruto de um projeto social e não empresarial? 
Segue mais essa manobra para favorecer "os amigos deles". 
Isso é justo e democrático para com a sociedade e os vários outros professores e setores da área? Será que está é a única forma de se resolver esse problema gerado pela educação lucrativa e especultiva? Esses professores pertencem a uma elite, e os demais trabalhadores e trabalhadoras em questão serão incorporados? 
Com o rumo que a nossa educação privada está tomando, de total falência devido a falta de cumprimento dos direitos trabalhistas e de total descompromisso com o social e a educação propriamente dita, vamos incorporar todas as universidades privadas? 
É um momento para reflexão e avaliação. Seguem algumas notícias anexadas sobre o assunto.

     
       "Feita a revolução nas escolas, o povo a fará nas ruas." (Florestan Fernandes)

Mônica.

Anexos:

Professores do Iuperj pedem demissão coletiva e serão incorporados à Uerj
Plantão | Publicada em 22/06/2010 às 12h23m
Leonardo Cazes
RIO - Um grupo de professores do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) pediu demissão coletiva na manhã desta terça-feira e será incorporado à Uerj. Haverá uma solenidade no Palácio Guanabara com a presença do reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, para selar a entrada dos docentes. A princípio, eles serão contratados como professores-visitantes e receberão bolsas de 6.700 reais durante um prazo máximo de cinco anos, que é o permitido por lei.
A ideia da universidade é a criação de um instituto próprio dedicado aos cursos de pós-graduação, mas os pesquisadores também participarão de atividades da graduação. Segundo a Uerj, o governo do estado se comprometeu a reformar um prédio próprio da instituição para receber o novo centro de pesquisa e também a liberar recursos para a promoção de concursos.
- A Uerj está participando da salvação de uma instituição de alto nível que contou com a sensibilidade do Governador do Estado, Sergio Cabral. É uma casamento bem sucedido: IUPPERJ - afirmou Vieiralves.
O motivo da saída dos professores do instituto são os mais de seis meses de salários atrasados. A Universidade Cândido Mendes (Ucam) enfrenta sérios problemas financeiros, e como é devedora da União e do estado, não pode receber recursos públicos. O Iuperj possui programas de pós-graduação em Sociologia e em Ciência Política, ambos avaliados como de excelência pela Capes.
Fonte: O Globo
 
Uerj ganha Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa
23 de junho de 2010 15h49 atualizado às 15h50
Comentários
0
A.     Notícia
·      
1.  Reduzir
2.  Normal
3.  Aumentar
·     Imprimir
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou nesta terça-feira,22, o Instituto Uerj de Pós-Graduação e Pesquisa (IUPPERJ). Na cerimônia de inauguração, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio, o governador Sérgio Cabral deu as boas vindas aos vinte novos professores visitantes da instituição.
O IUPPERJ é resultado da incorporação de professores e pesquisadores do Instituto Universitário de Pesquisas da Universidade Cândido Mendes ao quadro acadêmico da Uerj. O Governo do Estado investirá R$ 1,3 milhão por ano na manutenção do programa de pós-graduação. Com isso, a universidade cumpre uma de suas principais metas: proporcionar a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
"A determinação de unir o instituto à Uerj foi uma decisão de amor ao Rio. O IUPPERJ é um patrimônio das ciências sociais no Brasil. Da mesma maneira que trabalhamos e recuperamos bens físicos, como o Theatro Municipal e o Maracanã, também devemos lutar e recuperar os bens imateriais que são referência do estado. O Rio de Janeiro é o centro de pensamento mais forte do país, junto com São Paulo", afirmou o governador Sérgio Cabral.
A expectativa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro é de que em dois anos seja aberto concurso público para que os membros do IUPPERJ possam ser nomeados. De acordo com o reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, os professores receberão uma bolsa no valor de 6 mil reais.
Os vinte docentes foram contratados como professores visitantes. A Uerj vem incentivando a produtividade nas diferentes áreas do conhecimento através do Programa de Professor Visitante.
"Esse foi um gesto corajoso do Governo do Estado. Seria uma grande perda fechar um programa tão importante quanto o nosso. Vamos manter a mesma qualidade de sempre e iremos cumprir os desafios da Uerj, junto com os nossos 200 estudantes", resumiu o diretor executivo do IUPPERJ, Jairo Nicolau.
 
Leia Manifesto em apoio ao professor Miguel Baldez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores