terça-feira, 8 de setembro de 2009

Professores do Estado em Luta

Confira esta reportagem em: http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2009/9/professores_do_estado_em_luta_33744.html
POR ALESSANDRA HORTO,O DIA, RIO DE JANEIRO
Rio - O magistério estadual tem hoje um dos dias mais importantes nos últimos 20 anos. Professores e profissionais de apoio da Secretaria Estadual de Educação marcaram passeata para as 12h, da Candelária à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O objetivo é pressionar deputados que votarão o Projeto de Lei nº 2.474/09, que incorpora o Nova Escola ao vencimento básico da categoria e reduz, de 12% para 7,5%, o reajuste concedido quando o professor sobe um nível na carreira, a cada cinco anos.
Considerada intocável pela categoria, essa hierarquia foi a principal vitória conquistada em 1990, quando da aprovação do Plano de Cargos e Salários do Magistério. Por isso, os dois principais sindicatos, Uppes e Sepe, convocaram greve geral nas escolas estaduais para reforçar a mobilização e obrigar os líderes do governo — que tem maioria na Alerj — a voltar atrás e permitir a aprovação de pelo menos uma das 86 emendas sugeridas na semana passada, quando o projeto foi votado pela primeira vez. Pais e alunos também foram convocados para participar da caminhada no Centro do Rio.
REUNIÃO COM LÍDERES
Profissionais da Educação e professores vão se reunir na escadaria da Alerj e seguir para as galerias da Casa. A princípio, a greve acontece somente hoje. Nova assembleia vai decidir sobre as próximas ações da categoria. O Colégio de Líderes da Alerj debate o projeto hoje, às 14h. O encontro foi pedido pelo presidente da Comissão de Educação, Comte Bittencourt, e será aberto aos sindicatos. “Vamos esgotar todas as tentativas para que tenhamos mais prazo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As 10 postagens mais acessadas

Seguidores